segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vale na berlinda - movimentos vão colocar a boca no trombone na Rio + 20

Na próxima quinta,14, movimentos sociais e comunidades de vários municípios do Maranhão vão percorrer as ruas do centro de Imperatriz em uma ação que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a “Rio+20”.  “Marcha em defesa da vida, contra a destruição e mercantilização do meio ambiente” essa é a bandeira que será levantada por mais de 150 pessoas que estarão representando comunidades atingidas pelos grandes projetos instalados na região. O ato inicia às 9h30 com uma concentração na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O objetivo do evento é denunciar a ilegalidade da duplicação dos trilhos da Estrada de Ferro Carajás, em concessão à empresa Vale S.A., os conflitos pela posse da terra e a expulsão de comunidades causadas pela empresa Suzano Papel e Celulose, as agressões ambientais provocadas na região tocantina pelo ciclo da mineração e da siderurgia, pelo monocultivo de eucalipto, a hidroelétrica de Estreito e outros conflitos.

No ato, estarão presentes delegações de comunidades dos municípios de Açailândia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Santa Rita, Itapecuru, Miranda do Norte e São Luís.

A manifestação também vai contar com a presença das quebradeiras de coco babaçu, de estudantes e professores universitários, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do Conselho Indigenista Missionário, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Açailândia, do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, dos Missionários Combonianos Brasil Nordeste e da Rede Justiça nos Trilhos.

O ato busca ainda relembrar o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, e a realização da Cúpula dos Povos em função da “Rio+20”, que ocorrerá de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Vários dos participantes da marcha seguirão caminho até o Rio de Janeiro, para representar o Maranhão e suas reivindicações por justiça ambiental.

Para a programação foram convidados representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Após a concentração na UEMA, os manifestantes seguem em caminhada até o IBAMA, onde pretendem encontrar as instituições públicas que devem zelar pela preservação ambiental e a defesa da vida. O encerramento do evento será na Praça de Fátima, com o testemunho de pessoas que enfrentam diariamente os impactos socioambientais no Maranhão.


Rede Justiça nos Trilhos


Programação
Data: 14/06/2012
Horário: 9h30
Local: Concentração na Universidade Estadual do Maranhão e saída em marcha pelo centro da cidade.

Sugestão de entrevistados
·         Padre Dário Bossimembro da coordenação da Rede Justiça nos Trilhos
·         Divina Lopes Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST/MA
·         Prof. Milton Teixeira – SIMPROESEMA

Contatos
·         Larissa Santos – Assessora de Comunicação da Rede Justiça nos Trilhos
è (99) 8817-1536/ 9141-6824
·         Padre Dário Bossi – Membro da coordenação da Rede Justiça nos Trilhos
è (99) 8112-8913
·         Divina Lopes Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST/MA
è (99) 9641.2970
·         PROF. Milton Teixeira SIMPROESEMA
è (99) 8154.8067



0 comentários: