quarta-feira, 7 de março de 2012

Nota de apoio do MAB aos trabalhadores da Celpa

Neste momento que os trabalhadores da Celpa (Centrais Elétricas do Pará) estão paralisados, protestando contra a atual situação da distribuidora de energia, que está a beira da falência, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta total apoio e solidariedade a estes trabalhadores.

Na nossa avaliação, a Celpa, assim como todas as outras empresas privatizadas na onda de privatizações do setor elétrico nos anos 90, foram sucateadas, demitiram trabalhadores e contrataram inúmeros postos de trabalho terceirizados, pioraram a qualidade do serviço prestado e tiveram lucros exorbitantes com as altas tarifas cobradas dos consumidores residenciais. 

Manifestamos publicamente que somos totalmente contrários a qualquer demissão de trabalhadores pela Celpa, não aceitamos que o dinheiro público seja destinado a salvar uma empresa privada a fim de que continue com a maioria das ações em mãos da iniciativa privada. No entanto, defendemos que o Estado Brasileiro retome o controle da Celpa, reestatizando-a e reestabelecendo postos de trabalho.

Além disso, condenamos toda e qualquer iniciativa da empresa de aumentar o preço da luz, em 20 % no próximo período. Ou seja, os trabalhadores da Celpa e os consumidores residenciais de energia do estado do Pará  é que pagarão a conta dessa enorme divida.

Por fim, manifestamos que na próxima semana, quando estaremos mobilizados na jornada nacional de luta do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, o MAB vai fortalecer a luta dos trabalhadores e operários em todo o país.


Coordenação Nacional do MAB

Água e energia não são mercadorias!

0 comentários: