terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Divisão do PA - programa da TV Cultura analisa a cobertura da mídia


Os escândalos em Brasília e a crise da economia mundial europeia empurraram para o segundo plano a cobertura da mídia grandalhona sobre o plebiscito que decidirá sobre a divisão ou não, do segundo estado em extensão do país, o Pará.

Assim analisam os jornalistas Kennedy Alencar e Aluízio Maranhão no Programa Observatório da Imprensa, coordenado pelo veterano Alberto Dines, na TV Cultura de São Paulo. Além das pautas citadas, a importância do poder econômico nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro acabam secundando as demais região do país.

Dines sublinha que a imprensa nacional tende a centralizar a grande pauta do país no eixo Brasília, SP e RJ. Ao refletir sobre a cobertura midiática regional lança luzes sobre o controle da mídia regional por “coronéis eletrônicos”.  

Em outra edição que analisou a cobertura sobre a Amazônia, o mesmo programa indicou que a região não tem a devida atenção da mídia central do país. Apesar da importância estratégica para o futuro da humanidade, a mídia não cobre a região de uma forma sistemática, aprofundando os diferentes contextos que envolvem o bioma.

Os analistas sinalizam que o contexto indica para uma derrota dos separatistas no próximo dia 11.

0 comentários: