segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jatene perde a pose em programa de TV com matéria de apoio de artistas globais contra a impunidade no campo


Jatene tentava explicar uma ação contra as perdas da Lei Kandir, uma obra do tucananto quando no governo federal. A Lei isenta de impostos  produtos primários e semi elaborados. 

O governador tucano Simão Jatene perdeu a pose na manhã de hoje no telejornal da TV Liberal, repetidora da TV Globo. O mesmo não esperava uma reportagem sobre o apoio de artistas globais aos defensores da reforma do sul e sudeste do Pará.

Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Osmar Prado e Sergio Marone estiveram no estado por uns três dias. Os atores integram a ONG Humanos Direitos, com sede no Rio de Janeiro.

Os mesmos vieram participar de um ato contra a impunidade no campo no município de Rondon do Pará pela passagem das execuções dos sindicalistas José Dutra da Costa (Dezinho), morto há 11 anos, e José de Ribamar, executado há sete.

A plumagem do tucano estava alinhada até a veiculação da matéria, com direito a fala dos atores e da viúva do sindicalista Dezinho, dona Maria Joel, hoje ameaçada de morte. As execuções dos sindicalistas ocorreram nos governos tucanos. Mas, a chaga no campo de maior repercussão do PSDB foi o Massacre de Eldorado, ocorrido em 1996, e que até hoje não teve ninguém punido.

Os casos dos sindicalistas assassinados em Rondon do Pará segue o mesmo destino. A impunidade nubla a ampla maioria dos casos onde ao menos um inquérito foi aberto. O midiático governador sabe da reverberação que terá o apoio in loco dos atores.

Para completar o inferno astral do governador, os mesmos ainda gravaram um vídeo de apoio às pessoas ameaçadas de morte que em breve ganhará o ciberespaço, assim como aquele do movimento intitulado Gota D´água contra a construção de Belo Monte.

No governo Jatene já coleciona um caso histórico de violência no campo, a execução dos extrativistas no município de Nova Ipixuna, José Cláudio e Maria do Espirito Santo. E ainda faltam uns três anos. 

A derradeira semana de novembro começou com céu cinzento para vôo de tucanos.

Como falam por aqui: toma-te.

0 comentários: