quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alunorte, operários rejeitam proposta de negociação salarial

Em Assembléia realizada no dia de ontem 09 de novembro, foi rejeitada com 61% dos votos válidos a proposta apresentado pela Alunorte e defendida pela Direção do Sindicato dos Químicos de Barcarena/Pa de negociação salarial. A participação foi bastante representativa, dos 1600 funcionários votaram 1087.

A votação acorreu durante a visita dos acionistas noruegueses, os  novos donos da empresa, Se a intenção era demonstrar para os visitantes que há um clima tranqüilo na empresa, que os trabalhadores(as) estão satisfeitos(as) e que o Sindicato está legitimado junto à categoria, o tiro saiu pela culatra. Estava tudo acertado entre a empresa e a direção do Sindicato, faltou apenas combinar com os principais atores do processo: os trabalhadores(as).

Hoje na frente da fábrica o presidente do Sindicato ao invés de agradecer a participação dos operários e parabenizá-los pela atitude democrática, adotou uma postura de envergonhar o maior dos pelegos, foi puxar a orelha dos trabalhadores e responsabilizá-los pela derrota da proposta, e como se não bastasse ameaçou os empregados dizendo que  teriam que arcar com as conseqüências daqui para frente. 

Acontece que a direção do Sindicato nunca representou de fato a categoria, são uns pseudos Sindicalistas sem formação sindical e política que foram eleitos em um processo duvidoso que até hoje está rolando na 2º Vara do Trabalho em Abaetetuba. 

Essa direção foi eleita mais nunca foi legitimada, e é por este motivo que não consegue a confiança dos empregados(as).




 Oposição Sindical “Valorização e Luta”

0 comentários: