quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Marajó - Remando por Campos e Florestas

O livro “Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós”, organizado pelos professores doutores da Universidade Federal do Pará, Denise Pahl Schaan, Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão, será lançado na segunda-feira, dia 29 de agosto, às 19h30 no IPHAN.
 
Patrocinado pelo CNPq e IPHAN, o livro “Remando por Campos e Florestas, é resultado do Projeto Popularização do conhecimento sobre a história e a arqueologia da ilha de Marajó, cujo objetivo é levar à população do Marajó dos Campos e do Marajó das Florestas, conforme denomina o historiador Agenor Sarraf, por intermédio do público escolar, o conhecimento sobre a História e a Arqueologia do lugar onde vivem, assim como sobre os processos de construção do conhecimento inerentes às atividades de arqueólogos, historiadores e antropólogos, despertando vocações científicas, incentivando a valorização de seu patrimônio cultural e sensibilizando as comunidades para a necessidade de sua proteção e preservação.
 
O projeto foi desenvolvido em três etapas, durante os anos de 2008 e 2009 e contou com a participação de 24 professores marajoaras. A primeira etapa constitui-se em um curso de Educação Continuada para Professores Pesquisadores, ministrado nos pólos de Breves e Soure e foi conduzida pelas professoras doutoras Denise Schaan, Jane Beltrão, Márcia Bezerra e Rosa Acevedo e os professores doutores Agenor Sarraf, Fernando Marques, Hilton da Silva e Flávio Silveira. Na segunda etapa, os professores de posse de orientações sobre pesquisa local e trabalhos com narrativas orais, realizaram investigações procurando registrar por meio de entrevistas, desenhos e trabalhos didáticos com seus alunos, memórias de artefatos arqueológicos, bens públicos, histórias de viveres, saberes e fazeres de sua localidade. Ainda nessa segunda etapa, o professor Agenor Sarraf viajou para alguns municípios com a finalidade de acompanhar e orientar o desenvolvimento da pesquisa, visando à organização do material coletado para ser utilizado na terceira fase. Na última fase, ocorrida em Belém, numa Oficina de Produção Textual, os professores confeccionaram seus textos, explorando o conteúdo oral, escrito e visual da pesquisa, além de apresentarem um roteiro de atividades como sugestão de caminhos e possibilidades para professores e alunos explorarem o material confeccionado em sala de aula.
 
 A obra é o primeiro livro didático sobre o patrimônio cultural da região marajoara, destinado ao Ensino Fundamental, especialmente 5ª a 8ª série, hoje 6º ao 9º ano, e está organizada nos seguintes eixos temáticos: paisagens & passagens, histórias de vilas e cidades, patrimônio material e imaterial e narrativas fantásticas. São 22 textos produzidos por professores de escolas públicas marajoaras, destacando-se especialmente os municípios de Melgaço, Portel, Anajás, Ponta de Pedras, Muaná, Chaves, Cachoeira do Arari e Salvaterra.
 
O livro será distribuído para todos os autores e secretarias municipais de educação do arquipélago, assim como já está disponível para download no site http://www.marajoara.com. Espera-se que com essa iniciativa, possamos ampliar o conhecimento sobre a arqueologia, a história e o patrimônio cultural marajoara e criar novos mecanismos de difusão dessa riqueza de saberes que pulsam nesse lado da Amazônia brasileira.  
 
Evento: Lançamento do livro Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós”,
Local: IPHAN
Data: 29 de agosto de 2011 (segunda-feira)
Hora: 19h30
Endereço: Av. Governador José Malcher, esquina com Benjamin Constant. Bairro: Nazaré
Editora: GKNORONHA
Patrocínio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Apoio: Universidade Federal do Pará (UFPA)
 
Para informações e entrevistas:
Denise Schaan – 8862-2760
Agenor Sarraf – 8801-9106
Jane Beltrão – 9984 -3443

0 comentários: