quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os interesses por trás das hidrelétricas da Amazônia

Aline Ribeiro

O governo federal tem um plano ambicioso para Rondônia.  E não se trata só das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em construção no Estado, com capacidade para gerar 6% da energia do Brasil.  O arranjo é maior.  Se tudo ocorrer conforme o projeto inicial, outras duas barragens serão erguidas ali.  Além de uma hidrovia para ligar o país à Bolívia.  O rio Madeira se transformaria num corredor importante de comércio para conectar o Brasil aos países da América do Sul.  E abriria um canal – hoje inexistente – para escoar os grãos produzidos no vizinho e no Mato Grosso.  A despeito da grandiosidade do projeto, pouca gente o conhece. Matéria do Blog do Planeta replicada no IHU

2 comentários:

Anônimo disse...

PEDRO LUIZ - JORNALISTA

ESTAMOS NACIONALIZANDO A AMAZÔNIA COM INVESTIMENTOS E COM A PRESENÇA DO PODER PUBLICO. TAMBÉM ESTAMOS INTEGRANDO O BRASIL AOS PAÍSES VIZINHOS, ISSO FAZ PARTE DAS METAS DO MERCOSUL. TUDO SERÁ FEITO SOB A SUPERVISÃO DO IBAMA PARA QUE TENHAMOS UM DESENVOLVIMENTO DE FORMA SUSTENTÁVEL.

rogerio almeida disse...

Noite Luiz
Nós quem?
As realidades amazônicas são complexas e exigem empenho em leituras para tentar compreender o conjunto de redes ecômicas, políticas e sociais que esgrimam na disputa pelo território e as riquezas lá existentes.
Sugiro uma busca aos artigso de Lúcio Flávio Pinto
Sobre geopolítica ler Bertha Becker
Tem ainda tratados de Jean Hébette
Alfredo Wagner Berno de Almeida

A parada é bem mais complexa....