terça-feira, 17 de maio de 2011

Revista sobre a Amazônia

Discentes de jornalismo da UNAMA lançam publicação sobre Jornalismo Científico

Temáticas amazônicas configuram o DNA da publicação eletrônica Ensaio – Amazônia: Ciência e Meio Ambiente. Sete artigos produzidos por 15 discentes do 8º período do Curso de Comunicação, habilitação em Jornalismo da Universidade da Amazônia (UNAMA) dão corpo à revista. A iniciativa é uma atividade da disciplina Jornalismo Científico e Ambiental, ministrada pelo docente Rogério Almeida.

A capa é uma gentileza da artista mineira Juliana Borges, responsável pelo blog http://peledaterra.blogspot.com/. Borges tem produzido uma série de cartoons sobre questões que afetam a Amazõnia, em particular os grandes projetos. 

A mesma tem como objetivo, muita além de avaliação formal, motivar os alunos para a produção acadêmica. O horizonte é a participação dos autores no encontro nacional sobre a temática, agendado para ocorrer no segundo semestre deste ano em Belém.

A empreitada que durou cerca de dois meses consistiu em dois passos.  O primeiro numa revisão de artigos dos pesquisadores Wilson da Costa Bueno, Anelise Rubleski, Fabíola de Oliveira e do jornalista Marcelo Leite. O segundo passo residiu na escolha do tema a ser abordado, levantamento de informação e a produção do artigo. Além dos autores acima, outras fontes foram usadas.Alguns trabalhos estão bem encaminhados, outros ainda carecem de uma carpintaria. Mas, o passo inicial foi dado. E, como diz a poética pernambucana de Chico Science: Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.

Três artigos tratam sobre a construção de hidrelétricas na região. Dois sobre a hidrelétrica de Tucuruí e outro sobre Belo Monte. A publicação do Banco da Amazônia (BASA) Amazônia: Ciência e Desenvolvimento é tema de outro artigo. Já o quinto aborda os processos e dinâmicas de comunicação da Embrapa Amazônia Oriental. O último divulga uma pesquisa da Universidade Estadual do Pará (UEPA) sobre a saúde da mulher.  

Eis a relação dos discentes\autores dos artigos: Isabela Patrazana, Ketlyn Feitosa, Tarcya Amorim, Jéssica Shikama, Paula Suzana, Karolinni Guimarães Ranieri, Thallis Pereira Ferreira, Carla Santos, Cláudia Bagata e Michelle Daniel, Rodolfo de Oliveira, Denise da Conceição Soares, Andrea Ramos Virgínio, Andressa Gonçalves da Silva e Ísis de Mello Neto.


Baixe a publicação no blog

0 comentários: