quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nota do governo sobre a execução dos extrativistas: cinismo?


Simão Jatene (PSDB) governador do Pará não emitiu nota sobre a execução dos extrativistas no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará. É sempre bom lembrar que os massacres de Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996, que resultou na morte de 19 trabalhadores rurais; e o de Corumbiara, Rondônia, no ano de 1995, que teve saldo de 12 pessoas mortas ocorreram na era FHC.

No caso do Pará o médico hoje em ostracismo, Almir Gabriel (PMDB) era o governador. Valdir Raupp (PMDB) hoje senador ordenou a chacina em Rondônia. 

No site oficial do governo a manchete da matéria que aborda a morte dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, destaca que: investimento em tecnologia garante eficiência em segurança. Uma foto da cúpula da justiça ilustra a matéria. Interroga-se: segurança de quem cara pálida?

Não é segredo que os ruralistas e madeireiros integram a base de sustentação do governo, que tem no escrete de secretário Sidney Rosa, que responde processo por prática de trabalho escravo. Não raro se encontra no staff do governo um discurso de ojeriza aos segmentos populares.

O cinismo prepondera, e uma passagem sobre os cenários econômicos, políticos e sociais indicam que o estado terá um lavra significativa de mais mortes.

0 comentários: