terça-feira, 24 de maio de 2011

Execução no campo - casal de camponeses ambientalistas é morto no PA

O blog ainda aguarda a confirmação das informações


Há informações que o militante do agroextrativismo José Cláudio Ribeiro da Silva e a esposa  Maria do Espírito Santo foram executados. O casal mora do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, no município de Nova Ipixuna, sudeste do Pará.  As informações ainda não foram confirmadas.


O projeto é um experimento para integrar a lógica no agro extrativismo junto aos camponeses. A Universidade Federal do Pará ((UFPA)  faz assessoria à comunidade desde a década de 1990.O projeto escapa à cultura do gado que impregna a região. 

Como em outros casos, José Cláudio era um cabra marcado para morrer. O nome dele sempre esteve nas listas dos ameaçados de morte. 

Em 2001 foi ouvido numa audiência pública no município de Marabá pela  Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. 

Ele deu várias entrevistas para telejornais nacionais e jornais informando das ameaças  que sofre pelo fato do projeto contrariar interesses dos madeireiros. 

Veja o vídeo denúncia AQUI

O blog aguarda mais informações da região. 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Para a infelicidade de todos nos amigos do casal, a morte foi realmente confirmada, os dois sindicalistas foram assacinados essa manha saindo do assentamento a caminho de Ipixuna em uma emboscada em uma ponte.
despois de tantas denucias feitas pelo casal nas autoridades e na midia ainda chegou ao extremo de perderem a vida lutando.
aqui fica nossa nota de repudio a esse ato brarbaro, contra pessoas que só queriam que as leis fossem respeitadas, que o meio ambiente fosse protegido, e que as familias camponesas pudessem viver de forma digna, vivendo da floresta sem destruila.

rogerio almeida disse...

é uma triste
e a impunidade ao longo dos anos apenas incentiva esse tipo de ação