domingo, 1 de maio de 2011

Carajás - organizações populares debatem modelo de desenvolvimento em maio


 Modelo de desenvolvimento para a região de Carajás é a dorsal do encontro que um conjunto entidades populares dos estados Maranhã, Pará e Tocantins organiza para os dias 13 e 14 de maio no município de Marabá, sudeste do Pará, no Centro de Formação Cabanagem. 

A região passa por profundas reestruturações físicas e no cenário social e político desde a década de 1980. Um  elemento relevante é a fixação do camponês numa região marcada pela aguda disputa pela terra. 

Os tratados científicos sinalizavam para um diagnóstico oposto. Os mesmos consensuavam que a categoria cederia espaço para a eficiência capitalista. 

Após inúmeros conflitos, negociações e acomodações o segmento conseguiu o reconhecimento social, econômico e político.

No entanto os territórios reconhecidos: indígenas, camponeses e reservas estão pressionados pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que pretende erguer mais hidrelétricas, rodovias, ferrovias e hidrovias.

Um item tem inquietado as organizações populares, o avanço da mineração.  Atualmente outros municípios do entorno do município de Marabá passam a integrar o cenário da mineração em Carajás

A expropriação das populações locais tem regido o processo.

Registre-se ainda a presença do banqueiro Daniel Dantas, que passou a controlar várias fazendas na região.

0 comentários: