sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Barcarena, degradação ambiental avança no município



Em todo nosso planeta, todas as ONG´s e Órgãos Oficiais ligados à preservação ambiental, defendem a sustentabilidade com respeito e responsabilidade. Tal conceito não está sendo aplicado em nossa região.

A Fetraf- Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, reconhecida nacionalmente, trouxe para nossa região cerca de 140 famílias, das quais 87 já se encontram assentadas em área, segundo eles, cedidas pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU e Ministério Público na pessoa de Dr.Felicio Pontes, porém, tal área não comporta a quantidade de pessoas a serem assentadas, e nem tem aptidão para agricultura. E o mais grave: é uma área de preservação ambiental, denominada Cinturão Verde, a qual protege toda a extensão da praia. Há cerca de três meses foi invadida por membros da Fetraf, que desde então vem derrubando árvores centenárias e queimando toda a vegetação nativa.

Violência:

Contatamos então a SPU, para pedir esclarecimentos sobre o motivo pelo qual tal área teria sido destinada para exploração agrícola. O próprio secretário do órgão público nos informou que realmente é verdadeira a possibilidade de assentamento, porém não soube nos dizer quem cedeu a área sem estudos prévios, mas se propôs a visitar pessoalmente a região, e nos autorizou a fazer imagens da degradação, para comprovar nossa denúncia. Formamos um grupo de dez pessoas, adentramos pelas trilhas, e fomos surpreendidos por cerca de 50 pessoas, armadas de facões, facas e porretes. Fomos agredidos covardemente, ameaçados de morte e tivemos nosso equipamento saqueado. O inquérito está em andamento na delegacia local, mas até esta data nenhum dos agressores atendeu as intimações do delegado de polícia.

Ecossistema

Nos últimos dois anos, o Município de Barcarena conta com aproximadamente 28 áreas invadidas e desmatadas, num raio de 30 km, sendo que duas dessas invasões localizam-se a 3 km da praia, nos limites  da estrada que da acesso a mesma, onde todas as árvores e parte de nosso cinturão verde já foram destruídos. Os “ditos sem-terra” já venderam grande parte dos lotes para comerciantes e empresários da região, pois não há fiscalização nenhuma. Com esta ocupação desordenada, houve um descontrole climático, previsível, como vem acontecendo em todo o planeta; e desde então convivemos com o avanço freqüente das águas, que destruiu várias casas, restaurantes e a avenida beira-mar.

Diante de toda a nossa indignação, enviaremos nosso manifesto para todas as Organizações Não Governamentais de apoio a preservação do meio ambiente, aos Órgãos Oficiais competentes, à imprensa e entidades sociais que se preocupam com a sustentabilidade, visto que moramos, trabalhamos e tentamos preservar uma pequena área dentro da região mais monitorada pelo mundo inteiro: a  AMAZÔNIA.

Gostariamos de ressaltar também que Barcarena é um dos maiores polos industriais do Brasil, e que as empresas instaladas em nossa região se sensibelize com nosso apelo e faça valer a política ambiental que elas tanto defendem em suas diretrizes.

Att: Amigos ajude-nos a preservar o planeta enviando esse email a todos os seus amigos, orgãos, imprensa, políticos, autoridades...etc...

Comerciantes e Moradores da Praia do Caripi
Enviado por Brigida

0 comentários: