sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Minas e Energia : colocaram o lobo para cuidar do galinheiro



O dono da empreiteira tal vai presidir o ministério de infra-estrutura ou o dono do jornal tal e advogado vai dirigir o conselho de liberdade de expressão da OAB. Interesses em jogo ajudam a traduzir o dito popular.

Dilma assentou Lobão (PMDB/MA) no Ministério de Minas e Energia. Os chefões das empreiteiras estão em regozijo. O parlamentar maranhense é um fervoroso defensor da construção de grandes hidrelétricas.      

No processo de licenciamento da hidrelétrica de Estreito, oeste do Maranhão no início da década os veículos de comunicação do reempossado ministro faziam coro pro empreendimento.

Grandes empresas integram o consórcio que ergue a barragem na fronteira do Maranhão com o Tocantins, Camargo Corrêa (4.44%), ALCOA (25.49%), Vale (30%) e a belga Suez-Tractebel (40.07%).

Por não cumprir uma série de medidas no processo de reassentamento das populações afetadas, o Ministério Público Federal do Tocantins recomendou processo contra o consórcio e o IBAMA.  E a não liberação da licença de operação.

Lobão é cria da costela do Sarney. Desde o regime de exceção é um ativista dos interesses das elites maranhense e nacional. O filho, também político, responde a processo por dano ao erário público.  Nice, a esposa é deputada federal.

  

0 comentários: