quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vale – moradores ocupam área do projeto Salobo



Desde a madruga de hoje, 27, moradores afetados pelo projeto da Salobo, da Vale, que explora a maior nina de cobre já descoberta no Brasil ocupam uma estrada que dá acesso à área de mineração.  A mina fica no município de Marabá, sudeste do Pará.

A região é um dos principais pólos de extrativismo mineral do país. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), organização ligada à Igreja Católica, tem acompanhado as tensões na disputa pela terra por conta da ampliação dos projetos de mineração da Vale.

A cada novo projeto centenas de famílias são afetadas de forma direta e indireta. Um item considerado delicado é o reassentamento das mesmas. Via de regra não há  garantia para a reprodução econômica, social e política das mesmas não é garantida nem pela empresa e nem pelo Estado.

Além da tensão na disputa pelo território, há outros passivos. Entre eles: aumento do fluxo migratório, aumento do consumo de álcool e drogas nas comunidades, especulação imobiliária e elevação do custo de vida.  Aconpanhe mais informações AQUI

0 comentários: