sexta-feira, 30 de julho de 2010

Norte de Minas debate impactos de projetos da Vale

foto : P. Ravelli, sul de Minas

Grandes projetos de mineração, construção de barragens, entre outros, tendem a pressionar territórios já estabelecidos. Projetos de assentamento, reservas ecológicas, áreas indígenas e demais são pressionadas.


No Norte de Minas Gerais trabalhadores rurais do município de Porteirinha, realizam nos dias 03 e 04 um encontro para debater a mineração no estado.


Mineração, políticas públicas, exposição de filmes e de definição de uma agenda de trabalho constam na programação que terá a participação do Ministério Público.


Desde o Fórum Social de Belém, em 2009, a mobilização contra projetos da Vale ganham maior envergadura dentro e fora do país. Uma expressão política importante é o coletivo Justiça nos Trilhos.


Nascido no município de Açailândia, oeste do Maranhão, hoje conta com alianças internacionais. No primeiro semestre realizou o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale. O grupo tem produzido filmes, dossiês, artigos, denúncias e propostas de desenvolvimento para a região de Carajás.

0 comentários: