quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alunorte- operários são contra alteração de tabela de turno


Em maio a Vale passou o controle de sua cadeia de alumínio para a empresa norueguesa Norsk Hidro ASA, com quem mantém parceria há quase 40 anos. 43% das ações da empresa são controladas pelo governo daquele país.


A primeira tentativa de reengenharia na tabela de turno dos operários da Alunorte, com sede no município de Barcarena, nordeste do Pará foi vencida pelos trabalhadores.

A oposição sindical em nota informa que a proposta da empresa era alterar o turno de oito horas para 12 horas.


Com a alteração da tabela o operário trabalharia quatro dias e folgaria seis. A oposição sindical esclarece que caso a nova tabela de turno fosse adotada, haveria a redução do quadro de técnicos, com a extinção de uma equipe, ou 200 trabalhadores.


A Alunorte transforma bauxita em alumina. É a maior planta de produção de alumina do mundo e emprega cerca de 1.600 trabalhadores. Produz 6,3 milhões de toneladas/ano.


84% dos operários foram contra a mudança da tabela de turno, conforme pesquisa do Sindicato dos Químicos, que agrega os operários da Alunorte, informa a Oposição Sindical.


A Oposição Sindical, composta pelos fundadores do sindicato, briga na justiça pelo controle da instituição.

No próximo dia 27 vai haver uma audiência na 2ª Vara no município de Abaetetuba. A pauta é o processo eleitoral ocorrido em maio.


A oposição acusa a atual direção sindical que inúmeras ilegalidades no pleito eleitoral. A direção atual dos Químicos desligou o sindicato da Central Unidas dos Trabalhadores (CUT), e o filiou à União Geral dos Trabalhadores (UGT).


A oposição acusa a Vale de interferir no processo eleitoral.

0 comentários: