sábado, 29 de maio de 2010

UNAMA realiza debate sobre Belo Monte


Modelo de desenvolvimento na Amazônia: caso de Belo Monte nomeia o debate que ocorre no dia 31 de maio, às 19h, no auditório da UNAMA, campus da BR, em Ananindeua. O evento é uma promoção do Curso de Comunicação Social, e integra a agenda de comemoração da passagem de duas décadas do curso.


Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Conselho Regional de Engenharia (CREA/PA), Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Movimento Xingu Vivo comporão a mesa.

A construção da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, sudoeste do Pará, hegemoniza o debate quando a pauta é a Amazônia. Na mídia nacional e internacional, tem sido rotina a publicação diária de artigos e reportagens.

O projeto da hidrelétrica existe desde o regime de exceção (1964-1985). Atualmente o projeto tem mobilizado uma disputa fervorosa na mídia. Em cena, grandes corporações, construtoras de barragens e ambientalistas aliados a comunidades tradicionais da região.


DEBATEDORES
Rodolfo Salm
é PhD em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, É formado em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará. Integrou a equipe do Painel de Especialistas que analisou as peças do licenciamento ambiental do projeto.

Dion Monteiro é economista, mestre em planejamento do desenvolvimento pelo NAEA/UFPA, doutorando pela Universidade de Paris. Integra o Comitê Metropolitano do Xingu Vivo Para Sempre

Nirvia Ravena é socióloga, doutora em ciência política pelo Instituo de Pesquisa do Rio de Janeiro. É professora do NAEA/UFPA e da UNAMA. Integrou a equipe do Painel de Especialistas que analisou as peças do licenciamento ambiental do projeto.


José Viana – Engenheiro Civil, presidente do CREA-PA
Conselho Regional de Engenharia - CREA-PA

José Carlos – Comissão de Meio Ambiente da OAB
Ordem dos Advogados do Brasil - OAB- PA

0 comentários: