segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Livro na taba


Edilberto Sena é um religioso combatente que atua na direção da Rádio Educadora Rural de Santarém, oeste do Pará. Emissora que soma 45 anos de vida em defesa de trabalhadores urbanos e rurais, pescadores, indígenas e quilombolas da região.

Sena assina os editoriais da emissora que opera em amplitude modulada (AM). Na Amazônia o rádio é fundamental. O religioso já enfrentou inúmeros perrengues contra as representações do poder econômico e político local. Entre eles o boicote de anunciantes quando da peleja contra os grandes projetos.

O lugar é considerado a derradeira fronteira florestal da Amazônia. Onde ainda abunda uma frondosa floresta de mogno. Na mesma região a empresa estadunidense Cargil ergueu um porto para o escoamento do grão de soja ao arrepio da lei. A BR 163 é outra peça na lógica da monocultura do grão que alimenta animais nos países centrais.

O rio Tapajós inunda a vida dos seres de lá. E nele pretende-se erguer um mundo de hidrelétricas. Na mesma fronteira um mosaico de áreas de proteção podem ser repassadas para a iniciativa privada para a exploração florestal.

Na noite de hoje Sena autografa o livro Amazônia: o que será do amanhã? O livro aglutina os editoriais assinados por ele para a Rádio Educadora entre os anos de 2001 a 2009.


As pelejas entre as grandes empresas e as populações locais e as ações do estado dão caldo à produção do combatente. O evento ocorre em Santarém, às 20h, por ocasião do II Salão do Livro do município.

0 comentários: