sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sérgio Sauer é o novo relator para o Direito Humano à Terra, Território e Alimentação

Sérgio Sauer é o novo relator nacional sobre direitos humanos nas temáticas sobre terra, território e alimentação. A seleção ocorreu no dia 18. Órgãos públicos, como a Secretaria de Direitos Humanos, Comissão da Câmara Federal, o Ministério de Relações Exteriores, a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos e agências da ONU integraram o Conselho de Seleção.


Sauer é doutor em sociologia pela Universidade de Brasília e professor na mesma casa. Atua na área de Sociologia, Filosofia e Ciências políticas, com ênfase em sociologia rural e políticas governamentais.

Tem vasta vivência com organizações camponesas e de apoio, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), onde foi coordenador. Também assessorou a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG). Na Amazônia manteve vínculo com o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Conforme o site da plataforma de direitos humanos, econômicos, e sociais, o relator pretende acompanhar temas como: regularização fundiária na Amazônia, expansão do agronegócio e os impactos sobre a terra, território e alimentação, demarcação de terras indígenas e de territórios quilombolas, transposição do Rio São Francisco, uso de agrotóxicos e acompanhamento da inserção do direito humano à alimentação nas políticas públicas. Conheça os demais relatores das outras temáticas AQUI

0 comentários: