terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FRANERE: Mega construtora do MA ameaça trabalhadores rurais

Recentemente a construtora FRANERE comprou uma propriedade fundiária no município de Morros e,em pouco tempo, já invadiu uma área de assentamento federal, o PA Rio Pirangi ou Lagoa da Onça, precisamente na área do povoado Mirinzal e mediações.
Logo após a compora da terra a emporesa avançou cerca 25 hectares do PA, desconhecendo a existência do "pico" (marco demarcatório feito pelos próprios trabalhadores rurais quando das ações de delimitação territorialdo PA).
Agora, precisamente há menos de uma semana, a empresa praticou um violento desmatamento, avançando ostensivamente na área do assentamento com o "auxílio" de jagunços armados, apavorando as populações daquela área.

Essa situiação se sustenta pelom fato de que o INCRA ainda não procedeu à demarcação do perímetro do PA definitivamente. Disso decrorre a facilidade com que a FRANERE pratica um ato desses, a um só tempo crime ambiental e crime comum.
Nós da Tijupá, assim como as entidades da área exigimos do INCRA a imediata demarcação da área do PA e que acione a Polícia Federal para que atue de forma a neutralizar outras ações da empresa, o que pode levar a conflitos sangrentos e à morte de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

EXIGIMOS DEMARCAÇÃO IMEDIATA DA ÁREA DO PA !

EXIGIMOS A ATUAÇÃO DO INCRA NA DESAPROPRIAÇÃO DAQUELA ÁREA PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA !

EXIGIMOS A PRESENÇA IMEDIATA DA POLÍCIA FEDERAL NA ÁREA PARA SALGUARDAR O DIREITO À VIDA DAQUELE POVO, ANTES QUE HAJA UM DERRAMAMENTO DE SANGUE EM DESFAVOR DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DA ÁREA !

EXIGIMOS PUNIÇÃO IMEDIATA AOS CRIMES PRATICADOS PELA FRANERE E SEUS JAGUNÇOS !
Associação Agroecológica TijupáSão Luís - Maranhão - Brasil55 (98) 3243.2765

5 comentários:

Anônimo disse...

O q havia de ser feito na verdade é uma investigaçao contra essa construtora uma especie de CPI imobiliario.!!pouca vergonha

Anônimo disse...

NA VERDADE ROGERIO, O PRINCIPAL RESPONSAVEL PELA QUESTÃO FUNDIÁRIO EM MORROS, É O SENHOR RIBAMAR LOPES, POIS O MESMO, VENDEU AS TERRAS PARA A FRANERE E TÃO POUCO SE IMPORTOU COM OS TRABALHADORES RURAIS.SOMENTE NA REGIÃO DE STA CECILIA,DE UM TOTAL DE 13.000 ha FOI VENDIDO 10.000 ha,O QUE PROVOCOU A IRA DOS MORADORES QUE FICARAM IMPOSSIBILITADOS DE FAZER CONVÊNIOS JUNTO AO INCRA, ITERMA, ETC...

Associação Agrecológica Tijupá disse...

Concluído o levantamento da cadeia dominial da Gleba Santa Cecília (que é a soma de várias áreas "adquiridas")foi concluído que as terras ainda estão em nome de Ribamar Lopes. Segundo a divisdão de obtenção de terras do INCRA, ainda este mês será feita a vistotria da área. Ao que parece, existe uma parceria deste senhor com a FRANERE, pois a mesma contratou alguns moradores, que vestem fardamento da empresa e são pagos por ela. Segundo informações, estas pessoas estão munidas com armamento pesado e estão causando diversos danos ambientais na área (incluindo a invasão de 30 ha no PA Rio Pirangi, em áreas georeferenciada por técnicos da Tijupá e confirmadas pelo INCRA) e destruindo casas que passama mais de 02 dias sem a presença dos moradores/as. Alguns "estrangeiros" já estiveram visitando a ´parea e tirando amostras de solos, segundo os moiradores/as da área. Há uma informação, ainda não confirmada que a empresa demitiu os funcionários e que se retirou da área.
Equipe da Associação Agroecológica Tijupá

Anônimo disse...

Rogerio,será porque o sr. Ribamar Lopes não deu o título da terra para estas familias? familias essas que ajudaram a elege-lo por duas vezes prefeito de morros.Fique atento povo de morros a eleição é em 2012.

Anônimo disse...

ROGERIO VENHA VISITAR MORROS, UMA TERRA MUITO ACOLHEDORA, E TIRE SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES.