sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Militantes pelo direito à moradia são soltos após cinco meses de detenção


Após cinco meses de detenção três militantes do movimento dos Sem Teto, do município de Parauapebas foram soltos na última quarta feira (19). Os militantes pelo direito à moradia tinham sido presos no dia 20 de junho. Os sem teto foram presos sem mandado judicial.

O pedido de hábeas corpus foi solicitado pelos advogados da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos (SDDH). Como reza a praxe, os militantes foram acusados, entre outras coisas de formação de quadrilha e esbulho possessório. A área ocupada é requerida pelas empresas BURITI IMÓVEIS e por GABRIEL AUGUSTO CAMARGOS.

Assim como no caso dos sem teto, tem havido no estado uma ação sistematizada em criminalizar ações dos movimentos sociais e dos defensores dos direitos humanos. Por conta da ocupação da Estrada de Ferro de Carajás (EFC) militantes do MST e dos garimpeiros foram condenados a pagar uma multa astronômica à Vale.

Tais ações de criminalização no judiciário e por alguns segmentos da imprensa, mobilizou um conjunto de mais de 70 organizações dos movimentos sociais na coinstrução de um dossiê que deverá ser apresentado durante o Fórum Social Mundial, que ocorre em Belém entre janeiro e fevereiro de 2009.

3 comentários:

Fabiano Rodrigues disse...

ainda dizem que somos todos iguais é uma sacanagem que fizeram com Erisvam e os outros companheiros. Erisvam um jovem que sempre batalhou para sobreviver com honestidade e dignidade. A justiça é falha.

Fabiano Rodrigues disse...

divulga meu blog marauapebas

rogerio almeida disse...

Olá Fabiano
Como dizem por aí:quem morre calado é sapo debiaxo de pé de boi.
Por isso faz-se necessário a luta coletiva pela moradia, educação, trabalho e ouros direitos não efetivados de nossa frágil democracia.