sábado, 1 de novembro de 2008

Coisas da política




Faz uma semana hoje que o povo belenense aprovou a política de asfalto do prefeito reeleito Duciomar Costa (PTB). O falso médico disputou com o PMDB de José Priante no segundo turno a cadeira do palácio Antonio Lemos.

Ufa! Melhor para a saúde financeira do grupo Liberal, que não conta com as benesses do cofre do estado.

O prefeito reeleito é um populista raso. Numa cidade considerada a principal da Amazônia, ancorou o discurso numa política de asfaltamento de vias de bairros médios da capital do Pará.

Segundo ele, são mais de mil.

Numa capital prenhe de questões delicadas, como o caótico trânsito, a precariedade dos postos de saúde, ausência de uma política que motive o servidor público, Dudu, como é trato pelos íntimos, ganhou um pleito ao melhor estilo chefe de quermesse.

O curioso residiu em proclamar-se chapa do Lula, ao mesmo tempo em que espinafrava a administração anterior de Belém, por coincidência, petista em dois mandatos sucessivos.


O grande fiasco foi a candidata do Dem e ex-vice governadora, Valéria Pires Franco, que inflada nas pesquisas de opinião e pelo grupo Liberal, que a colocaram como a candidata que disputaria o segundo turno com Dudu, chegou em quarto lugar na reta final.


E caso a campanha contasse com mais dias, chegaria atrás do candidato do PPS, Jordy. Dizem as más línguas que a candidata vencida do Dem foi chorar as pitangas em Miami. Saiu sem dizer adeus ou agradecer os fotos que obeteve.


A falta de substância nos debates é indicado como o principal fator de sua derrota. Pior para o Dem e o tucanato que saem mais esfarrapados para a disputa em 2010.


Assim funciona a agenda dos partidos, de pleito em pleito, esquálida em debate sobre política de desenvolvimento para a Amazõnia, ou questões políticas e ideológicas.


No pleito de Belém itens político-administrativos e burocráticos ocuparam o centro da falação.

0 comentários: