terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Liberal silencia sobre a eleição do filho de Barbalho












O Liberal na edição de hoje não noticiou a vitória do filho de Jader Barbalho no segundo colégio eleitoral do Pará, o município de Ananindeua. Antes mesmo de finalizar as apurações na noite de domingo e na manhã da segunda feira, os veículos do Grupo Maiorana insistiram em noticiar a realização do segundo turno entre Helder Barbalho (PMDB) e do ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB).

O portal além de noticiar o segundo turno, não fez a correção da “barrigada”. Apenas a edição do noticiário da TV noticiou a eleição de Helder ou Barbalhinho, como o tratam os íntimos de partido.

Ao contrário da notícia do resultado da disputa mais acirrada no Pará, a edição do Liberal de hoje se dedica a publicar as queixas do candidato derrotado dos tucanos. O jornal publicou duas matérias sobre possíveis suspeitas de fraudes. A eleição de Ananindeua tornou-se uma espécie de ringue de disputa entre os tucanos e Jader.

Era uma espécie de questão de honra do tucanato provar que era possível vencer o filho do maior cacique político do Pará. Acabou por perder as parcas penas que ainda mantinha.

Não bastasse a derrota tucana em Belém e no segundo colégio eleitoral, o PMDB de Jader conquistou o maior número de prefeituras do Pará, 39. A conquista habilita o legenda para a sucessão da governadora Ana Júlia (PT), onde foi fundamental no pleito eleitoral de dois anos atrás.

O PT ficou com 27 prefeituras, sendo duas cidades consideradas estratégicas Santarém, a oeste e Parauapebas, sudeste, onde reelegeu Maria do Carmo e Darci Lerner, respectivamente.

Após 12 anos governando o Pará, os tucanos vivem um inferno astral. Ironia das ironias, os tucanos fizeram apenas 13 prefeituras.

Resta ao partido cerrar fileiras junto a candidatura de reeleição de Duciomar Costa (PTB), flagrado com diploma falso de médico e uma coleção de CPF´s. Candidato que ajudou a eleger no primeiro mandato.

Os desafetos de Barbalho, os tucanos Almir Gabriel e Simão Jatene, ambos em dias distantes foram afilhados do deputado federal. Os dois iniciaram as carreiras políticas sob a batuta de Jader.

Hoje os tucanos se tornaram adversários figadais do chefe do PMDB. Com o declínio do PSDB, o chefe maior do partido, o médico Almir Gabriel nem no Pará reside mais. Dizem as más línguas que nem no Círio ele virá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, o Pára todo pode voltar para a era Barbalho. Espero naõ esta mais nesse Estado, pois não quero ser considerada como desenformada, Burra, sem vergonha na cara, porque e assim que os Paraenses são conhecido nos outros estados quando alguém dos Barbalhos se elegem no Estado..

rogerio almeida disse...

a matéria analisa a parcialidade da cobertura da mídia e modestamente avalia o cenário para a sucessão de Ana Júlia após o fim da apuração das eleições municipais no estado.