terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Diálogos Essenciais: iniciativa do Sindifisco PA inova em ocupar as redes sociais com conteúdo de excelente qualidade


No ar  desde novembro, o programa inova em profissionalismo e qualidade

Fonte: site do Sindifisco/PA

Diálogos Essenciais é uma iniciativa inovadora em comunicação popular do Sindicato dos Servidores do Fisco do Estado do Pará (Sindifisco). Produzido com esmero e profissionalismo, o Diálogos tem como missão a promoção de um debate público sobre temas relevantes que afetam toda a sociedade.


Ancorado pela experiente jornalista Renata Ferreira, o programa vai ao ar semanalmente nas redes sociais (Youtube  e Spotify) desde novembro. Ele inova pelo menos em dois níveis. Primeiro com relação à produção profissional e o segundo com pautas que ultrapassam as cercas da corporação sindical, e correntes partidárias do campo da esquerda.


No conjunto de tema já debatidos constam: meio ambiente, reforma da previdência, Lei Kandir, serviço público, educação fiscal e reforma tributária.  Entre os debatedores podem ser encontradas autoridades reconhecidas do estado, como Charles Alcântara, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), o jornalista Lúcio Flávio Pinto, a professora Edna Castro, e mesmo expressões nacionais, a exemplo da Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da ONG Auditoria Cidadã da Dívida.

Para efeito de sugestão de pautas, seria interessante contemplar temas caros ao Pará, como é o caso da questão agrária, questão indígena e quilombola, violência no campo tendo como linha de frente no debate os sujeitos historicamente marginalizados e alijados de voz. E, ainda a violência policial recorrente na capital, as condições precárias dos bairros, a cultura a partir de seus produtores, a comunicação pública e popular.

À primeira vista, a louvável ousadia do Sindifisco retira o tema comunicação do fundo da sede do sindicato, - como comumente é tratado o assunto no campo popular - e coloca em primeiro plano, com a devida atenção estratégica que a mesma exige num cenário de aguda disputa no universo simbólico eivado por notícias falsas.

Antônio Catete, presidente do sindicato, esclarece que a “iniciativa do Sindifisco Pará  aposta em um novo projeto de comunicação para discutir os desafios do estado brasileiro e qualificar os debates sobre os serviços públicos e outros temas. Quanto mais informação de qualidade disponível, maior o indicador de cidadania de todos”.

Abaixo os links das redes do programa. 





0 comentários: