segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Amazônia: Brasil de Fato lança edição especial sobre a região


Queimadas, execuções de dirigentes que defendem o meio ambiente, direitos humanos e a reforma agrária e as mudanças climáticas colocam a Amazônia no centro dos principais debates dentro e fora do país.

Nos conturbados dias atuais da conjuntura política, a pauta de reformas no Congresso com vistas à normatização da mineração em terras indígenas e quilombolas, a flexibilização de licenciamento ambiental, e as obras de infraestrutura ameaçam a soberania das populações ancestrais que habitam a região.

Neste sentido o jornal Brasil de Fato acaba de lançar uma edição dedicada à região. Ela pode ser acessada AQUI. 

Edição Especial da Revista Realidade sobre a Amazônia - Há 48 anos Raimundo Pereira coordenou a edição especial da Revista Realidade, dedicada á Amazônia. A empreitada tomou quase todo o ano, - 9 meses-, sendo 5 dedicados à atividade de campo, e envolveu umas 40 pessoas, sendo 16 jornalistas recupera artigo de Lúcio Flávio Pinto de 2011. Pinto fez parte da trupe de repórteres.

A edição de nº 67, lançada em outubro de 1971 é tida como épica. E um feito que nunca mais se repetiu. Para bancar as 328 páginas, 137 foram tomadas por anúncios, que vão de bancos, a empresas de colonização, e concessionárias de automóveis, governos estaduais, empresas de bebidas e por aí vai/foi.

Entre editores assistentes, repórteres, colaboradores especiais e fotógrafos constavam José Hamilton Ribeiro, Norma Freire, Mino Carta, Milton Severiano, Geraldo Mayrink, Cláudia Andujar, George Love e Darcy Frigo. Os dias eram de integração física/subordinada da região ao resto do país. A região experimentava abissais transformações. Assim como hoje. Uma garimpagem em sebos vale a busca.

0 comentários: