terça-feira, 9 de outubro de 2018

Amazônia: UFT lança dossiê sobre Comunicação, Política e Amazônia


27 trabalhos assinados por 64  pesquisadores da própria região e fora dela dão corpo ao documento

64 pesquisadores colaboram a partir da produção de 27 artigos na composição do Dossiê Comunicação, Política e Amazônia. A publicação é divida em duas partes, sendo a segunda dedicada a temas livres. A primeira seção agrupa conteúdos de pesquisadores de universidades da própria região. A iniciativa é ancorada a partir da Revista Observatório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A coordenação da empreitada coube às professoras Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Li-Chang Shuen, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Os professores Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT) organizaram os temas livres.
Representação da mulher quilombola, sobre indígenas, questão de gênero, análise de discurso e de narrativas de variadas vertentes dão corpo ao documento. No escopo é possível verificar: cobertura midiática sobre as disputas politicas no estado do Maranhão entre a família Sarney e atual governador reeleito, Flávio Dino (PC do B), ações em rede a partir dos setores populares, a exemplo das intervenções do coletivo Justiça nos Trilhos e da Rádio Rural de Santarém, que soma mais de 50 anos de r/existência.
Entre os professores da própria região é possível sublinhar pesquisadores de instituições dos estados de Roraima, Maranhão, Pará, Tocantins e Amazonas; e mesmo de novas universidades, como ocorre no caso das federais do oeste (UFOPA) e sul e sudeste do estado do Pará (UNIFESSPA).
Além dos pesquisadores da/na Amazônia, há contribuições de outras regiões do país, e mesmo fora dela, como demonstra uma contribuição oriunda do Chile.
Confira a revista AQUI