terça-feira, 17 de julho de 2018

Publicação franco brasileira do curso de Pós Graduação em Geografia da USP repercute projeto Arenas Amazônicas


Os dois primeiros volumes podem ser baixados no blog Furo



A revista franco brasileira Confins, vinculada ao curso de pós graduação em Geografia da Universidade de São Paulo (USP) repercutiu em sua edição de número 36, a série Arenas Amazônicas. A iniciativa é animada pelo professor Rogerio Almeida, do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Oeste do Pará. A coleção  é constituída por três volumes.

O primeiro volume enfoca parte das realidades das periferias da cidade de Belém e região metropolitana, com destaques para ações individuais e coletivas no campo da cultura, onde se sobressaem organizações de mulheres e do movimento negro. Este volume com o apoio do Banco da Amazônia acaba de ganhar uma versão impressa.

Grandes projetos e as formas de resistências das comunidades tradicionais onde os mesmos são impostos dão forma ao volume dois. O terceiro, ainda em fase de produção, tem como centro de gravidades formas de comunicação popular e alternativa em diferentes linguagens.

Os dos primeiros volumes podem ser baixados em PDF. As narrativas são jornalísticas. Boa parte do conteúdo foi publicado no site Carta Maior, e em espaços acadêmicos. Os jornalistas Daniel Leite Junior e Lilian assinam os primeiros volumes em parceria com Almeida, enquanto o projeto gráfico é de responsabilidade dos artistas Luciano Silva e Roger Almeida, da empresa RL|2 Design.

 Repercussão

A publicação internacional Confins é coordenada pelos professores Herve Thery e Neli de Mello-Thery, e conta com a qualificação A2, na plataforma da Capes, existe desde 2006.  Além da USP, o Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional [IPPUR/UFRJ] em sua edição de número 10 faz referência ao projeto, bem como o boletim da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia [Rede Alcar], na edição 56.


Além de veículos acadêmicos a produção foi publicizada em importantes veículos de mídia e redes, onde podemos sublinhar as revistas Carta Capital, Fórum, ambas com sede em São Paulo, Núcleo Piratininga de Comunicação/NPC/RJ, site Racismo Ambiental, Rede Justiça nos Trilhos/Direitos Humanos, Site Ecodebate/DF, Teia Popular de Comunicação.

 
Entre os veículos com sede em Belém, vale destacar o blog dedicado ao campo da cultura, o Holofote Virtual, coordenado pela jornalista Luciana Medeiros. Na derradeira edição da Feira do Livro de Belém a versão impressa do volume contou com uma sessão de autógrafos. Ainda na capital ocorreram sessões de autógrafos em espaços culturais Apoena e no Coisa de Negro, enquanto na cidade de Marabá o espaço Comuna Cepasp abrigou o diálogo.
 

0 comentários: