quinta-feira, 14 de abril de 2016

Em Belém, nação Munduruku apresenta documento da sua última assembleia

100 caciques refletiram sobre o futuro do povo Munduruku
 
Entre os dias 01 a 07 de abril, aconteceu na aldeia Katõ, município de Jacareacanga/PA, a 26ª Assembleia Geral da Nação Munduruku no Pará, com a participação de 550 indígenas, representando aproximadamente 120 aldeias.


Os grandes desafios impostos na atualidade aos povos indígenas do Brasil e, em especial, a nação Munduruku no Pará, fez desta uma das mais importantes assembleias dos últimos tempos. Vários pontos foram discutidos, como a questão da saúde e educação indígena; a situação de fragilidade da FUNAI; as pendencias na demarcação e reconhecimento dos territórios Munduruku e, principalmente, os projetos do governo federal para a construção de cinco usinas hidrelétricas nos rios Tapajós e Jamanxim: São Luiz do Tapajós, Jatobá, Cachoeira do Caí, Jamanxim e Cachoeira dos Patos.

Participaram desta assembleia mais de 100 caciques, centenas de guerreiros e guerreiras, além de pajés, crianças e idosos, e suas deliberações representaram os anseios e desejos de 13 mil indígenas Munduruku que vivem no Pará.


No final da assembleia, foi produzida uma carta ao povo e ao governo brasileiros onde a nação Munduruku diz, entre outros, que não vai aceitar nenhuma hidrelétrica nos rios da região.

Este documento histórico e demais posicionamentos da nação Munduruku serão apresentados em coletiva de imprensa, no dia 14 de abril, em Belém/PA, cinco dias antes da data comemorativa do dia do índio no Brasil.


Serviço:

Coletiva de imprensa: apresentação dos resultados e decisões da 26ª Assembleia Geral da Nação Munduruku
DIA: 14 de abril de 2016 (Quinta-feira)
LOCAL: Auditório do MPF, Rua Dom Romualdo de Seixas, 1476, Edifício Evolution.
HORA: 8:30h

1 comentários:

mensagensnanett disse...

1. TERRAPLANAGEM DE IDENTIDADES
.
Os Nazis-Económicos (nazis-à-USA) terraplanam Identidades atrás de Identidades Autóctones de forma insaciável...
-» Quando se fala no (legítimo) Direito à Sobrevivência de Identidades Autóctones {nota: Inclusive as de 'baixo rendimento demográfico'... Inclusive as economicamente pouco rentáveis...} nazis-à-USA - desde há séculos com a bênção de responsáveis da Igreja Católica - proclamam logo: «a sobrevivência de Identidades Autóctones provoca danos à economia...»
[nota: os Nazis-Económicos provocaram holocaustos massivos em Identidades Autóctones]
.
Ora, de facto:
A elite da finança e das corporações está apostada em destruir a Nações.
Armadilhou o sul da Europa pelo endividamento, quer com a colaboração de políticos medíocres, quer fazendo os estados resgatar com o seu dinheiro a corrupção financeira. Eles querem destruir as soberanias... dividir/dissolver as Identidades para reinar... tudo para criarem uma "massa amorfa" de gente inerte, pobre e escravizada e assim melhor estabelecerem a Nova Ordem Mundial: uma nova ordem a seguir ao caos – uma ORDEM MERCENÁRIA (um Neofeudalismo)... ou seja, a 'Ordem Natural' que emerge de um 'barril de pólvora' (leia-se, o caos organizado pela alta finança).
---» Andam por aí muitas marionetas... cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse - alta finança, capital global.
.
.
.
2. SOBREVIVÊNCIA DE IDENTIDADES AUTÓCTONES
.
Nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim... a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros.
.
Existem 'globalization-lovers'... e existem 'globalization-lovers' nazis (estes buscam pretextos para negar o Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones).
.
Uma questão é a ajuda a refugiados... uma outra questão são os NAZIS que usam a questão dos refugiados como arma de arremesso para negar o Direito à Sobrevivência de outros...
.
Pelo Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones:
-» " http://separatismo--50--50.blogspot.com/ "