terça-feira, 21 de julho de 2015

Anapú - 10ª Romaria da Floresta mantém viva luta de Dorothy Stang

A romaria dura quatro dias, e percorre 55 quilômetros na região
 
A romaria que espera aglutinar umas 500 pessoas, ocorre entre 23 a 26 de julho, no município de Anapú, oeste do Pará celebra a memória de luta da missionária e agente pastoral Dorothy Stang, executada por pistoleiros no dia 12 fevereiro de 2005.  
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a comunidade de Santo Antônio do Capim, do Projeto de Assentamento Esperança são os principais animadores do ato político-religioso. Dorothy trabalhou na CPT, instituição da Igreja Católica que defende a reforma agrária.  A missionária Dorothy Stang militou na pastoral entre 1972 a fevereiro de 2005.  
 
A caminhada de quatro dias vai percorrer 55 quilômetros a partir do Centro de Formação São Rafael, na sede do município, e segue até o PDS Esperança. Celebrações serão realizadas durante o percurso, que terá paradas noturnas para repouso.  

As secretarias de transporte e de saúde da prefeitura darão apoio aos romeiros. O ato é realizado no meio do ano por conta do inverno amazônico. Mas, estranhamente em toda romaria chove, informa um agente da coordenação.

Memória - A execução de Dorothy Stang ocorreu em fevereiro de 2005. A agente pastoral defendia lavradores da Amazônia e a floresta. Vitalmiro de Bastos, conhecido por “Bida” e Regivaldo Galvão, vulgo “Taradão” foram os fazendeiros acusados da encomenda da morte.  Todos estão soltos.

Recentemente o primeiro foi flagrado pela polícia portando arma de fogo na região. Ele chegou a ser condenado a 30 anos de cadeia. Seis tiros de revólver calibre 38 desferidos pelos pistoleiros  Rayfran das Neves Sales, o "Fogoió", e Clodoaldo Carlos Batista, o "Eduardo” mataram a ativista. Amair Feijoki da Cunha conhecido como “Tato” foi o mediador.



Após a execução da religiosa a área em disputa foi reconhecida como Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), uma inovação em assentamento rural na Amazônia. No entanto, a pressão de madeireiros ilegais se mantém na região.

 
Texto produzido por Aline Ramalho – assentada do PDS Esperança -- Anapú - durante encontro de Formação do Curso Formar Florestal, realizado em Itaituba, no fim de maior e começo de junho. O Formar é uma iniciativa do Instituto de Educação (IEB) e o IFPA - Campus Castanhal

0 comentários: