sexta-feira, 6 de junho de 2014

Na semana do meio ambiente Baixo Amazonas realiza II Módulo do Curso de Manejo Florestal Comunitário


IEB e IFPA de Castanhal são os responsáveis pela iniciativa
Rogério Almeida - da Flona Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós abriga desde a manhã de hoje, 06, sexta feria, o II módulo do curso de formação em Manejo Florestal Comunitário, que ocorre no município de Belterra, Baixo Amazonas.  

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus de Castanhal são os responsáveis pela iniciativa.

21 educandos dos municípios da região, entre eles, Juruti, Rurópolis, Trairão, Belterra, Santarém e Itaituba debaterão até o dia 11 temas que passam por comunicação a práticas de manejo.   


O módulo ocorre no espaço da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona), onde professores e educandos estão abrigados.  A Coomflona trabalha com manejo de recursos madeireiros e não madeireiros. Parte da produção é comercializada em uma loja própria no município de Santarém.  
Baixo Amazonas

A região é um dos eixos de integração econômica das macros políticas do governo federal, que tendem a pressionar as unidades de conservação já definidas.

Incrementar o modal de transporte (rodovia, hidrovia) para escoar a soja do Centro Oeste do país, instalação de hidrelétricas, ampliação da fronteira agrícola tendem a pressionar além das UCs, territórios indígenas e projetos de assentamentos.  

Na fauna de atores sociais que disputam uso da terra e recursos naturais constam: sojeiros, madeireiros, garimpeiros, populações indígenas, extrativistas, pecuaristas, agricultores, mineradoras, agricultores, etc.

Unidades de conservação

Entre as unidades de unidades de conservação constam, divididas nas Florestas Nacional ou Estadual de Trairão, do Amaná, do Crepori, do Iriri e do Jamanxim e Itaituba I e II; os parques Nacional ou Estadual do Jamanxim e do Rio Novo; e a Área de Proteção Ambiental Tapajós.

Estas reservas ocupam áreas nos municípios de Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão, Itaituba, Rurópolis e Altamira, todos localizados no Pará, que corresponde a mais de 60%  do território da região.

Expansão da soja é a principal ameaça sobre as áreas de preservação. Neste sentido o asfaltamento da BR-163 é fundamental para o escoamento da produção do grão. Além do porto da Cargil em Santarém, moradores informam que a empresa Bunge finaliza a construção do porto em Itaituba.

0 comentários: