quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mineração na Amazônia - encontro reúne em Parauapebas\PA atingidos do MA e PA


Desde o ano de 2009 realizamos o encontro regional de atingidos(as) pela mineração dos Estados do Pará e Maranhão, que discutem problemáticas geradas pela atividade de extração  e transformação mineral na região de Carajás, e o gerados também pelas logísticas: hidrelétricas, linhas de transmissão de energia, rodovias e ferrovias.

Este ano o encontro ocorrerá diante da ampliação dos problemas ambientais e sociais com a construção do ramal ferroviário(Parauapebas/Canaã dos Carajás), duplicação da ferrovia Carajás/Ponta da Madeira, e  implantação do maior projeto da Vale, no momento, o Projeto S11D.

Este ano também está colocado para a sociedade o debate sobre o Marco Regulatório da Mineração, que o governo elaborou mas o mantém escondido e longe dos mais interessados, o povo brasileiro. A proposta foi elaborada pelo governo e está sendo discutida, a portas fechadas, apenas com as empresas mineradoras e suas entidades representativas.

Por outro lado, os movimentos sociais estão se mobilizando, desenvolvendo a Campanha Contra o Saque dos Nossos Minérios, constituindo Comitê Nacional e movimento nacional dos(as) atingidos(as) por mineração, no sentido de provocar o governo para colocar em discussão pela sociedade brasileira a proposta do Marco Regulatório.

Portanto, será um grande desafio para os movimentos sociais e pessoas que participarem deste encontro, no sentido de construir encaminhamentos que dê conta de enfrentar esta dura realidade.

CEPASP, MST, MAB, CPT, Rede Justiça nos Trilhos, Movimento Debate e Ação, STTR de Canaã dos Carajás, FEAB, PJ,
Data: 05 e 06 de julho de 2013.
Local: IALA – PA Palmares II, Parauapebas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

John Coltrane Spiritual