quinta-feira, 21 de março de 2013

Barcarena - por falta de segurança alunos abandonam escolas

Pais e alunos de Barcarena decidiram pela suspensão das aulas nas escolas de nível médio. O motivo é a falta de segurança. As escolas são: Eduardo Angelim, Acir de Barros e José Delgades, localizadas respectivamente em Vila dos Cabanos, São Francisco e Vila do Conde.
 
A cidade é conhecida mundialmente por conta das plantas industriais de alumínio, e outros grandes projetos, como a exploração de caulim.

Além da falta de segurança,  os manifestantes acusam a insuficiência de profissionais nas escolas e as condições físicas precárias. Um exemplo citado é a Escola  Eduardo Angelim, que tem a estrutura do prédio condenada. E aguarda reparos desde o ano passado.

1800 alunos frequentam a escola nos três turnos. A Eduardo Angelim  é a única escola de ensino médio na Vila dos Cabanos. Os manifestantes disparam que há seguranaça somente no turno da noite, e que não existe merendeira. O universo de quase dois mil alunos é administrado por dois coordenadores.
Violência
O manifesto explica que os  assaltos são constantes. Conforme o documento, o quadro tem  provocado problemas psicológicos nos discentes,  e muitas das vezes a desistência.

Na última semana ocorreu um assalto no interior da escola, e ouve disparos de arma de fogo. As rivalidades entre grupos de bairros é um outro problema a ser sanado.
 
A cidade já registrou
  caso de homicídio por conta de briga entre alunos. O caso ocorreu na escola de ensino fundamental Laurival Cunha, na Vila dos Cabanos.

O coletivo de pais e alunos esteve na câmara de vereadores da cidade para tratar do assunto. Na terça feira tem audiência com a coordenação da  SEDUC.

0 comentários: