segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Questão agrária - MST ocupa fazenda em Igarapé Açú


Por volta de 02:00h da madrugada de sábado(02/02/2013, 93 famílias Sem Terra organizadas pelo MST ocuparam a Fazenda Dom Bosco no município de Igarapé Açú, a cerca de 100 Km de Belém do Pará. A área faz parte de uma antiga colônia estadual reconcentrada por grileiros e fazendeiros que destruíram sua cobertura vegetal e agora a reivindicam sua posse para implantação de plantações de palmeiras de dendê atendendo aos interesses do agronegócio da região que visa consolidar o maior pólo de biodiesel do mundo.
As famílias sem terra continuam chegando e construindo seus barracos e afirmam que a área já foi reivindicada junto ao Instituto de Terras do Pará – ITERPA em inúmeras reuniões. O órgão, de acordo com os dirigentes do MST, ainda não se manifestou quanto á disposição de iniciar o processo de criação do assentamento para as famílias.
No sábado pela manhã, três viaturas de policiais civis e militares chefiadas pelo delegado Casimiro de Castanhal e pelo tenente Mariano também de castanhal foram ao acampamento para intimidar os trabalhadores e afirmaram que na segunda- feira irão realizar o despejo das famílias.
O MST reafirma sua luta pela terra e pela reforma agrária que está completamente paralisada no governo da presidente Dilma Roussef e lutará para que a Fazenda Dom Bosco retorne para o controle do povo, aja vista que se trata de terra pública estadual que foi indevidamente reconcentrada por especuladores da região.
Reafirmamos também a responsabilidade dos Governos Estadual e Federal no assentamento imediato das famílias acampadas, bem como com qualquer tipo de violência que ocorra contra as famílias.
Coordenação Estadual do MST – Pará
Reforma Agrária. Por Justiça Social e Soberania Popular!

0 comentários: