sábado, 17 de março de 2012

Aziz Ab´Saber - um intelectual de fina estampa

O geógrafo Aziz Ab'Saber, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente emérito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), morreu na manhã de hoje (16), aos 87 anos, vítima de ataque cardíaco em sua residência, em Cotia, na Grande São Paulo. A FFLCH decretou luto oficial e cancelou as aulas de hoje. O velório será realizado na Cidade Universitária. Leia mais em Brasil Atual

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dines demitiu Sarney

O Alberto Dines demitiu o Sarney. É fato. Foi real. O caso ocorreu em tempos remotos, quando o JB era a celebridade do jornalismo nacional.
Dines é um baluarte do jornalismo brasileiro. Soma 80 anos de vida em 2012, destes 60 anos foram dedicados à profissão.
O fato da demissão ocorreu quando o veterano jornalista assumiu a coordenação do JB. O diário carioca, um referência do bom jornalismo, mantinha correspondentes em vários estados do país.
No Maranhão, feudo do na época deputado estadual, século passado, idos dos anos 1960, Sarney era o correspondente.  Dines explica que o repórter não assinava a matéria. Tinha apenas “correspondente de São Luís”. 

Sarney escrevia somente matérias para inflar o próprio ego e de exaltação às suas ações da Assembleia. Dines ao tomar pé da situação, demitiu o repórter que veio a se tornar o senhor feudal do Maranhão.  
O jornalista conto o caso na noite de ontem, 14, num programa de entrevistas da TV Cultural de São Paulo.  
Sobre a polêmica da exigência do diploma, e do processo do STF, foi taxativo: o ministro é um ignorante sobre o tema.
“A argumentação dele vai entrar para a história sobre a ausência de informação sobre o papel do jornalismo nos países civilizados, e no processo de consolidação da República nacional”, disparou Dines.

Em artigo, Habermas analisa o cenário político da Europa

No processo de integração europeia, dois planos devem ser diferenciados. A integração dos Estados enfrenta o problema de como repartir competências entre a União Europeia, de um lado, e os outros Estados membros, de outro. Essa integração, portanto, diz respeito à ampliação de poderes das instituições europeias. Leia o artigo em IHU

Trabalho escravo - presidente da Câmara garante que irá votar PEC

O deputado federal Marco Maia (PT), presidente da Câmara dos Deputados, comprometeu-se na manhã desta quarta-feira, 14 de março, a colocar em votação a Proposta de Emenda Constitucional 438, mais conhecida como PEC do Trabalho Escravo, na semana antes de 13 de maio, data em que se comemora a Abolição da Escravidão no Brasil. A promessa foi feita em encontro com a Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), frente que reúne representantes da sociedade civil e de diversos órgãos do governo, e da qual a Repórter Brasil faz parte. Maia deve escolher o dia 8 de maio para a votação.Leia mais AQUI

Barragens: um dilema social. Entrevista especial com Judite da Rocha

O projeto energético brasileiro, defendido como um dos modelos mais limpos do mundo, gerou um problema social que se arrasta há mais de duas décadas no país: os atingidos por barragens. Atualmente ribeirinhos, pescadores e extrativistas somam 150 mil famílias atingidas pela expansão energética. Dessas, “120 mil famílias não conseguiram readquirir suas terras”, informa Judite da Rocha à IHU On-Line. Na entrevista a seguir, concedida por telefone, ela assinala que aproximadamente 50 mil famílias serão atingidas por conta da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Leia mais em IHU

quarta-feira, 14 de março de 2012

Juiz interdita obras da Vale no MA e PA por causa de ação de empresa falida pela mineradora

Numa decisão corajosa, o juiz Luiz Gonzaga Almeida Filho, respondendo pela 9ª Vara Cível de São Luís, determinou a interdição de obras da Vale no Maranhão e Pará tocadas até ano passado pela WO Engenharia. Maior empresa de construção pesada do estado e uma das maiores do Norte/Nordeste, a WO Engenharia “quebrou” por conta de uma sequência de “calotes” aplicados pela mineradora, segundo seus proprietários.Leia mais em JnT

Riocídio da Amazônia: um panorama desolador das hidrelétricas no dia dedicado contra as barragens. Matéria de Verena Glass

Em 8 de fevereiro de 2011, foi entregue ao governo federal, durante audiência com a Secretaria Geral da Presidência, um documento subscrito pela Aliança dos Rios da Amazônia – composta por movimentos de resistência às hidrelétricas nas bacias dos rios Madeira, Xingu, Teles Pires e Tapajós – com uma relação de denúncias e demandas acerca da política energética do país e, mais especificamente, referentes à construção de 16 hidrelétricas – em andamento ou projetadas – nestes territórios. Matéria do Xingu Vivo

Carta Maior repercute ação do MPF contra Curió, o militar que "limpou" a Guerrilha do Araguaia

Najla Passos

Poema parido no calor do Ver o Peso

Seis da tarde. Precipita a chuva sobre a baía. Um ronco de cuíca escapa da cela. Peixes ardem nas frigideiras. Peixeira dilacera vísceras. Afiada. Como uma mentira. Triste, como o cais. Falas retumbam ao mesmo tempo. Morrem ao mesmo tempo. Mentem ao mesmo instante. O cais não é um mar de rosas. É um oceano de vencidos. Vencidos não choram suas mortes. Apenas acolhem. Acomodam. Como a um bebê. Junto ao peito. Próximo ao coração despedaçado.

Feira do Som - programa de Proença celebra 40 anos no ar

Proença é sinônimo de comunicação no Pará. O patriarca incentivou o jornalismo esportivo, e em particular, a consolidação da Rádio Clube AM, que soma mais de 80 anos.
Neste mês o rebento louco por música, Edgar Augusto, comemora 40 anos do programa “Feira do Som”.
A marca merece um registro acadêmico pela galera que tá cursando jornalismo. Tanto pela longevidade, quanto pela qualidade da seleção musical que o jornalista mantém no ar.

Após transitar por várias emissoras, a Rádio Cultura FM, sob a responsabilidade do estado, tornou-se o porto seguro. Isso desde a década de 80.   

A celebração do programa quarentão ocorreu no início do mês no Sesc, e contou com uma pororoca de artistas radicados em Belém.

Atingidos por barragens protestam na sede da Eletronorte em Brasília

O objetivo da atividade é denunciar a dívida do Estado brasileiro com os atingidos por barragens e cobrar uma resposta. Nos últimos 30 anos, o Movimento calcula que mais de 1 milhão de pessoas tiveram suas vidas transformadas devido à construção de barragens e 70% delas não receberam quaisquer tipos de compensação. Leia matéria do MAB replicada no IHU

MP exige relatório sobre violação de direitos humanos em Belo Monte

Daniella Jinkings e Luciana Lima

“A missão está completando um ano e não houve a apresentação ou apreciação desse relatório. Queremos saber do relator se esse documento foi feito. Se está pronto, queremos uma cópia. Queremos também saber os motivos da demora na apreciação desse documento. Se foi a pedido do relator, se foi por qualquer outro motivo”, disse o procurador em entrevista à Agência Brasil e replicada no IHU

terça-feira, 13 de março de 2012

Canções de Alinhavo - Poema de Drummond para Dalcídio Jurandir


Chove no campos de Cachoeira

e Dalcídio Jurandir já morreu.

Chove sobre a campa de Dalcídio Jurandir

e sobre qualquer outra campa, indiferentemente.

A chuva não é um epílogo,

tampouco significa sentença ou esquecimento.

Falei em Dalcídio Jurandir

como poderia falar em Rui Barbosa

ou no preto Benvindo da minha terra

ou em Atahualpa.

Sobre todos os mortos cai a chuva

com esse jeito cinzento de cair.

Confesso que a chuva me dói: ferida,

lei injusta que me atinge a liberdade.

Chover a semana inteira é nunca ter havido sol

nem azul nem carmesim nem esperança.

É eu não ter nascido e sentir

que tudo foi roto para nunca mais.

Nos campos de Cachoeira-vida

chove irremissivelmente.
 
  



Carlos Drummond de Andrade.
Livro Corpo - 2º edição - Editora Record, 1984.

O poeta escreveu  para o prosista  Dalcidio (marajoara) 


Enviado por Maria de Nazaré


Guerrilha do Araguaia - MPF assina ação contra Curió por sequestros

O Ministério Público Federal assinou hoje denúncia que será encaminhada amanhã à Justiça Federal em Marabá em face do coronel da reserva do Exército do Brasil, Sebastião Curió Rodrigues de Moura (na época conhecido como Dr. Luchini), pelo crime de sequestro qualificado contra cinco militantes, capturados durante a repressão à guerrilha do Araguaia na década de 70 e até hoje desaparecidos. Leia mais em MPF

Priscila Brasil - "O jeito vai ser meter o pé na periferia", afirma a documentarista em palestra na Unama


O jeito é esprivitado. Um falar brincando sobre coisas sérias, como dignidade. A moça é branca, veste-se comportadamente. Classe média que cursou duas universidades. Priscila Brasil é dona da produtora de conteúdo audiovisual sobre a Amazônia, Greenvision.  
No portfólio contabiliza, entre outras coisas, as obras: “As Filhas da Chiquita (2006),Serra Pelada- Esperança não é sonho” (2007), “Salvaterra – Terra de Negro” (2008), e assina a produção do” Brega S\A”, que fez parte da grade da MTV nacional.  
Nos derradeiros dias a documentarista cedeu lugar à produtora de clips. Tudo começou com “Vela”, da banda paraense Madame Saatan, hoje radicada em Sampa.  E caiu nas graças da mídia nacional com a assinatura do clip da pop brega Gabi Amaranto, “Xirlei Charque”.
Brasil acaba de participar de uma troca de ideias com estudantes de vários cursos da Universidade da Amazônia (Unama), Campus BR, onde cursou Comunicação. Falou em particular do trabalho atual com o universo do tecnobrega.  
O papo integra a agenda do Festival de Filmes Universitários, “Osga”, organizado pelo Curso de Comunicação Social da Unama, que este ano participa da celebração do centenário do cinema mais antigo do Brasil, o Olympia, com sede em Belém.                
Brasil contou sobre o processo de visibilidade da cantora Gabi Amaranto, associando a experiência ao universo de uma classe que avança para a conquista de dignidade, a “classe c”.

Ela tem participado de inúmeras experiências fora do estado, e dispara que a grande inquietação de planejadores, administradores e o pessoal das agências de publicidade é como alcançar tal público, sendo que a classe média não tem a intenção de “sujar o pé na periferia”.  
A jornalista  dispara contra o preconceito que os mais abastados costumam ter sobre a denominação “brega”, e que a “classe c” não quer apenas dignidade, deseja aparecer na TV. Ela informa que um indicador dessa “inclusão” é que uma nova novela irá inserir no repertório de personagens cantoras populares que ganharam visibilidade nacional.
“Tem muita gente inquieta com esse fenômeno que ocorre aqui a partir do “brega”. Fenômeno estético, ético e, antes de qualquer coisa, de mercado”, cravou Brasil.   

Belo Monte - estudo da UFPA sinaliza que 9 mil pessoas a mais serão impactadas pelo lago

O número de moradores de Altamira que serão impactados diretamente pela inundação do lago da usina hidrelétrica de Belo Monte poderá ser 55% maior que o registrado nos estudos de impactos ambientais do projeto, concluiu pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Leia mais no MPF

Jirau - seguradoras vão à Justiça para não pagar prejuízo de até R$ 1 bi


Os danos causados por uma revolta de trabalhadores, no ano passado, no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau deram origem a uma batalha judicial com desdobramentos na Justiça inglesa e brasileira. Seguradoras e resseguradoras, responsáveis por uma apólice de R$ 7,3 bilhões, se recusam a arcar com prejuízos que podem passar de R$ 1 bilhão. O imbróglio envolve empresas tradicionais como SulAmérica, Allianz, Mapfre, Itaú Seguros e Aliança do Brasil. Matéria do Estadão replicada no IHU

Jirau - péssimas condições de trabalho provocam nova paralisação

A mobilização começou na última sexta-feira (9), quando funcionários da Enesa Engenharia, contratada pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) para montagem dos geradores na obra, resolveram suspender as atividades por conta das precárias condições no canteiro administrado pela empresa. Matéria da CUT replicada no IHU

segunda-feira, 12 de março de 2012

UFPA realiza videoconferência sobre Globalização, Desenvolvimento e Meio Ambiente

A promoção é do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da UFPA. A videoconferência ocorre ás 13h 40. Alunos do Brasil, China e EUA participam do debate. Leia mais no site da UFPA

Em busca do justo equilíbrio entre economia e natureza. Entrevista com Paulo Adario

“A economia e a questão ambiental são interdependentes. Encontrar o justo equilíbrio entre a economia e o meio ambiente é a questão”. A afirmação é do ambientalista Paulo Adario, que acaba de ganhar o prêmio de Herói da Floresta na América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas (ONU). Leia mais no IHU

Índios vendem terras no Pará

Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O negócio garante à empresa "benefícios" sobre a biodiversidade, além de acesso irrestrito ao território indígena. Matéria do Estadão replicada no IHU

domingo, 11 de março de 2012

Falência da Celpa - CUT pede federalização da empresa

À beira da falência, sem pagar os trabalhadores e com pedido de recuperação judicial em andamento. Este é o cenário caótico deixado pelo Grupo Rede responsável pela administração das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), a distribuidora de energia do Estado. Leia mais na CUT

Siderurgia expulsa famílias em Açailândia\MA

Pe Dário

Mais um que se vai embora...”

 
Os vizinhos comentam resignados, debaixo de um pé de caju, enquanto do outro lado da rua esburacada o caminhão da mudança acaba de ser carregado.

Um sofá, a cama, roupas amontoadas e esse vai-vem de dentro para fora da casa, para que nada fique esquecido. As crianças observam pensativas: será mesmo melhor o lugar para onde estamos indo? Leia mais no blog do Pe. Dário

Mortes na mineração da Vale no Canadá - relatório acusa empresa de negligência

Em 29 de fevereiro de 2012, o sindicato canadense United Steelworkers lançou um relatório detalhado sobre as mortes, ocorridas em 8 de junho de 2011, de dois de seus membros que trabalhavam na mina subterrânea Stobie, de propriedade da Vale, em Sudbury. O Relatório do USW mostra que os mineiros Jason Chenier e Jordan Fram morreram devido à negligência da Vale, continuada e bem documentada, quanto aos padrões de segurança. Leia o relatório AQUI

Sindicato canadense garante vitória contra Vale

A Comissão de Relações Trabalhistas de Ontario (órgão provincial responsável pelas questões trabalhistas), decidiu que a Vale cometeu um ato ilegal ao demitir 9 trabalhadores sindicalizados durante a greve de 2009-10. A Comissão concordou com a posição do Sindicato United Steelworkers, de que os trabalhadores demitidos podem recorrer à arbitragem de um terceiro quanto à existência de justa causa, o que é um direito e uma tradição estabelecida de longa data. Leia mais em JnT

Quilombolas do MA forçam Vale a celebrar acordo

Em audiência conciliatória realizada no dia 8 de março, o MPF/MA, representantes do Ibama, Vale e das comunidades remanescentes de quilombos Santa Rosa dos Pretos e Monge Belo, além de DPU, Incra e Fundação Palmares, firmaram um acordo judicial quanto à continuidade das obras de duplicação da Estrada de Ferro Carajás, no município de Itapecuru Mirim, garantindo direitos para moradores das áreas que serão atingidas pela duplicação da via férrea. (foto: André Cypriano). Leia mais em JnT

Vale sofre derrota em dois processos

O cerco está se fechando contra a Vale na disputa bilionária que a mineradora trava com a Fazenda Nacional envolvendo a cobrança de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) em relação aos ganhos de controladas no exterior. Na semana passada, a empresa teve sucessivas derrotas nos processos que correm sobre o caso e que somam a cifra de R$ 30,5 bilhões, o que equivale a 20% do patrimônio líquido da companhia.  Leia mais em JnT

Rio+20 - Cria congresso virtual

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão promover um ambiente virtual de debates sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Leia mais AQUI