sábado, 15 de setembro de 2012

Novo Marco Legal da Mineração - Nota de Repúdio


Movimentos, entidades e redes, nacionais e internacionais, reunidas no SEMINÁRIO SOBRE O NOVO MARCO LEGAL DA MINERAÇÃO, em Brasilia, de 10 a 12 de setembro de 2012, vem se manifestar em apoio aos moradores de Serra Pelada na luta por defesa de seus direitos e repudiar a ação arbitrária e truculenta da Policia Militar do Estado do Pará, que no dia 17 de agosto agrediu pessoas que se manifestavam na estrada que dá acesso à vila de Serra Pelada, em busca de diálogo com o poder público e com as empresas que prestam serviços para a Vale, no projeto Serra Leste, município de Curionópolis.

Além das agressões a policia fez diversas prisões, inclusive de menores, os quais, eles tinham visto nas manifestações e não conseguiram botar as mãos no momento da vontade e fúria extrema. Dentre as prisões foi feita a do advogado que presta serviço para as pessoas da vila de Serra Pelada, Rodrigo Maia Ribeiro, sem apresentar nada que justifique tal ato. E o pior, prisão feita dentro de sua residência. Além das oito prisões feitas existe mandado para mais oito.

Repudiamos todo ato de criminalização dos movimentos sociais e de pessoas que se colocam ao lado dos oprimidos. Exigimos a imediata soltura dos presos e revogação dos mandados de prisão. Que o Estado substitua a repressão por serviços que reivindicam a população de Serra Pelada.

Brasilia, 12 de setembro e 2012.

 

0 comentários: