terça-feira, 21 de agosto de 2012

Terceira Margem - uma publicação sobre a Amazônia


 
O Centro Agroecológico do Tocantins (CAT), ligado a Universidade Federal do Pará (UFPA) com sede em Marabá foi uma experiência que buscou o diálogo entre a academia e a representações do campo democrático da sociedade. O professor Jean Hébette foi o coordenador da iniciativa.
Dois núcleos integravam o centro: um acadêmico e outro popular. O último composto por dirigentes sindicais rurais. Somou mais de duas décadas a trajetória do centro. Hoje o campesinato do sul e sudeste do Pará encontra-se territorializado, as representações políticas da categoria encaminhadas, outras tomaram outro rumo.
Os frutos do CAT estão representados por vários elementos. Entre eles: artigos nacionais e internacionais, alguns livros, arestas equacionadas sobre as diferenças de visão sobre o processo e a formação de educadores e dirigentes. O CAT não existe mais.
No presente momento, em outro plano, nasce a Revista Terceira Margem, que em certa medida carrega em sua gênese tal DNA. O número inaugural acabou de sair da gráfica. A edição é da Expressão Popular e trás em mais de duzentas páginas reflexões sobre a região.  
Professores de vários níveis e gerações, agentes pastorais, jornalistas protagonizam os artigos. O texto de apresentação da obra explica: A Revista Terceira Margem Amazônia tem como objetivo ser um veículo de divulgação de estudos, pesquisas e experiências sociais, abrangendo trabalhos interdisciplinares envolvendo, direta ou indiretamente, a realidade da região de modo a estimular o intercâmbio e o debate entre a comunidade acadêmica científica e os atores sociais, contribuindo para a produção de conhecimento acerca da região.
O nome da publicação é uma referência aos autores Benedito Monteiro e Guimarães Rosa. O evento de lançamento ocorre na Feira do Livro. Cada exemplar poderá ser adquirido por R$20,00.

Revista: Terceira Margem Amazônia
Autor: Vários autores
Número de páginas: 224
Preço: R$ 20,00
Áreas de interesse: Sociologia, Ciências Sociais, Geografia, Educação
Editora: Outras Expressões
A revista pode ser adquirida pelo site da livraria Expressão Popular ou ligar para (91) 3255 3855

0 comentários: