quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Escola de Agroecologia MST\PA diploma primeira turma

O Centro de Estudos e Formação em Agroecologia e Cultura Cabana (Cefac) realiza curso de formação para jovens de assentamentos e acampamentos do MST. O curso é realizado no Assentamento Luiz Carlos Prestes, município de Irituia, e tem como um de seus objetivos formarem novos quadros e militantes para as lutas por reforma agrária e para as lutas sociais.
 
Oriundos de cinco áreas organizadas pelo MST, os militantes tem se dedicado a estudar temas relacionados aos desafios dos movimentos sociais do campo como a história da luta pela terra, os mecanismos de funcionamento da sociedade, a teoria da organização, questão de gênero e os princípios da cooperação e da agroecologia, elementos fundamentais para uma formação que contemple as diversas dimensões dos seres humanos.
 
Com o intuito de valorizar o trabalho em suas dimensões libertárias e criadoras, o curso trabalha com o tempo estudo e tempo trabalho onde os jovens militantes desenvolvem atividades práticas para resgatar alguns dos princípios fundamentais do MST como a solidariedade, o espírito de sacrifício, a cooperação e a disciplina consciente, além de contribuir no processo de reforma e construção do CEFAC.
 
Para o membro da Coordenação Estadual do MST – Pará Raimundo Nonato (Índio) a formação política de novos militantes deve se transformar em uma prioridade para os movimentos sociais do campo e o MST enfrenta este desafio com olhos direcionados a quem vai disputar e dirigir o mundo sonhado.
 
 
Nesta sexta-feira, 24 de agosto, acontecem o ato político de diplomação e encerramento da turma onde estarão presentes entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), professores, aliados e amigos dos movimentos sociais em uma grande celebração camponesa que reafirmarão nossa disposição de luta.

Enviado pelo MST-PA

0 comentários: