quarta-feira, 18 de julho de 2012

Amazônia - livro enfoca questões sobre Carajás


Pororoca pequena: marolinhas sobre a (s) Amazônia (s) de Cá  é uma empreitada sob a responsabilidade de Rogério Almeida, mestre em planejamento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA\UFPA).

A obra foi selecionada no Edital de financiamento do Banco da Amazônia e reúne 20 trabalhos publicados em espaços acadêmicos e jornalísticos entre 2003 a 2009.

O conjunto trata de temas amazônicos, em particular relacionados com grandes projetos: construção de hidrelétricas, mineração e obras de infraestrutura.  O livro contempla entre os assuntos o polo de gusa de Carajás, hidrelétrica de Estreito, Sudam, a disputa pela terra no sudeste do Pará entre a família Mutran, o banqueiro Daniel Dantas e o MST. O Dr Jean Hébette, reconhecido pesquisador da UFPA assina o prefácio.

Entre os espaços onde o material foi vinculado constam: site da revista paulista Caros Amigos, a rede Fórum Carajás, o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), o site Ecodebate, a revista Democracia Viva do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE/RJ), revista Sem Terra e a revista Estudos Avançados da USP, além de anais de encontros acadêmicos nacionais.

A previsão de lançamento é o mês de agosto em Belém, Marabá e outras cidades do sul e sudeste do Pará.

Os estudantes de publicidade da Unama Cleverson Velasco e Carolina Ongaratto assinam a capa do livro, que teve a supervisão do professor Marcus Dickson.

2 comentários:

Heloisa disse...

Parabéns por mais este trabalho importante de registros sobre a Amazônia. Gostaria nde adquirir um. abraços

rogerio almeida disse...

Grato pela gentileza

Mando um exemplar assim que o mesmo sair da gráfica

ab