quinta-feira, 1 de março de 2012

Terra Firme. Terra de Preto. Terra de Cultura


Terra Firme é um bairro na quebrada de Belém. Fica próximo a Universidade Federal do Pará (UFPA), assim como o vizinho Guamá, é estigmatizado como um bairro de bandidos.
É sob tal enquadramento que a maior parte da mídia prefere reduzir as duas comunidades cheia de migrantes de outros estados, em particular do Maranhão e do interior do Pará.
No dia 25 de fevereiro um conjunto de coletivos do campo da cultura realizou um Dia de Preto, no bairro da Terra Firme, que sempre que chove fica submerso em algumas passagens.
Periferia aqui é baixada.  A opção pelo nome Dia de Preto é por conta da maioria da população ser negra.
A manifestação cultural que promoveu a leitura de zines (produção artesanal de revista), hip hop, trançado de cabelo afro, oficina de grafite ocorreu na Rua dos Pretos.  
Crianças jovens, jovens e adultos participaram do mutirão, que teve a culminância com uma feijoada. Tudo ocorre a partir da coleta de grana entre os animadores culturais.

O ato integra a agenda de planejamento dos coletivos que trabalham com o  hip hop, audiovisual, literatura, ciberativismo e produção de camisetas  que valorizam  elementos de matriz afro. 

No começo do ano o bairro do Tapanã, também uma baixada, foi o primeiro a receber a experiência que a cada mês acontece numa determinada periferia.  Em março será vez do bairro da Guanabara. 

Conforme Preto Michel, coordenador do movimento hip hop em Belém, a idéia é pressionar o Estado e o município no dia do ato, para a prestação de serviços.
Acompanhe os registros fotográficos realizados pelo coletivo Traumas Vídeos AQUI.

Saiba mais sobre as ações culturais no blog de Preto Michel, DaBaixada

0 comentários: