quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vale concorre a pior empresa do mundo, repercussão






No vasto mundo virtual não encontrei nenhuma nota nos jornais do Pará. Hoje é o último dia de votação.  Vote AQUI

O Coletivo Justiça nos Trilhos, uma rede de organizações populares germinada a partir das quebradas da região de Carajás, no município de Açailândia, no oeste do Maranhão é uma das protagonistas na campanha que denúncia os passivos da Vale no Pará, Maranhão e Tocantins e países onde a Vale opera.

Apesar da riqueza extraída na região de Carajás, os empreendimentos tratados como grandes projetos socializam entre a população pobre de Carajás desastres como a destruição da floresta para a produção de carvão, que alimenta as siderúrgicas.

A atividade além de engendrar a destruição da floresta, fomenta o trabalho escravo,  poluição dos recursos hídricos, favelização das cidades, prostituição infantil, entre outras mazelas.   

O Justiça nos  Trilhos empenhou esforços em mobilizar trabalhadores e populações atingidos pela Vale. Realizou pequenos encontros nas localidades impactadas e dois encontros internacionais com pessoas do Brasil, Canadá, Moçambique e outros países onde a corporção tem empreendimentos.

O Coletivo produziu documentários, reportagens, dossiês, revistas e vários seminários sobre os impactos da Vale. Outra rede importante, que precede o Justiça é o Fórum Carajás. O mesmo assina inúmeras publicações e documentos desde o fim da década de 1980.  


A visibilidade negativa da empresa, que costuma neutralizar a veiculação dos passivos de seus empreendimentos, constitui um grande feito da população marginalizada que sobrevive no entorno dos locais de operaçaõ da empresa.

Além de colocar em xeque as estratégias de marketing da Vale, que deve em breve veicular alguma bela peça nas TV´s abertas.  Ao menos tem sido assim.

O feito suscitará na sociedade o debate sobre os grandes projetos em que a Vale é ponta de lança, muitas das vezes com recursos do BNDES? Resta esperar.....

A empresa passará a manter um diálogo com essas populações impactadas, ou apenas manterá a política de buscar cooptar alguns segmentos para efeito de publicidade batizada de responsabilidade social?




Revista Exame
Revista Veja
Estadão
Folha de SP
Plataforma BNDES
MST
Bol Notícias
Investimax
Rede Agenda 21
Justiça nos Trilhos
Documento em inglês

0 comentários: