quinta-feira, 23 de junho de 2011

Divino, Beleza e Fé Popular em Festa na Serra das Andorinhas

Evandro Medeiros
Festejo Divino Serra das Andorinhas   Labour Filmes   Parte 1
A produção de um material em video-documentário sobre o Festejo do Divino Espirito Santo na Serra das Andorinhas, surgiu de um compromisso firmado junto aos camponeses e romeiros participantes do festejo no ano de 2010 em retornar em 2011 com imagens que registrassem a beleza de sua fé e festa. Promessa aos romeiros e ao Divino.

Isto ocorreu quando nossa equipe havia visitado a Serra das Andorinhas para entrevistar alguns personagens da região que foram testemunhas do episódio da Guerrilha do Araguaia, sendo que na oportunidade subimos a serra até a Casa de Pedra, local do festejo, para conversar com "Seu Beca", organizador do festejo, romeiro, camponês e um sobrevivente da época da Guerrilha do Araguaia. Tanto a entrevista como as imagens do festejo estão compondo um outro documentário em produção [Araguaia Campo Sagrado].

Assim, mas que registrar em clipe o festejo, resolvemos também produzir um pequeno documentário [Divino] que socializasse ao mundo a fé, beleza e vida em festejo na Serra das Andorinhas. A demo que apresentamos desse documentário foi apresentada em uma sessão de cinema [com telão e tudo mais] no penúltimo dia do Festejo do Divino, dia 18 de junho, lá no alto da Serra das Andorinhas, sob um magestoso céu estrelado e diante de um público de olhar atento e brilhante e semblante carregado de um discreto sorriso, orgulhoso e felize, por sua fé e festa, camponeses romeiros, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças, gente simples que sobe 6 km de serra a pé para encontrar-se com algo que palavras são incapazes de definir, um momento Divino.


Valeu a pena voltar um ano depois. Valeu a pena subir parte da trilha com a caixa de som amplicida no ombro. Valeu o cansaço, suor e lágrimas.


Assistam camaradas, a beleza e fé popular ainda pulsa em festa nos lugares mais incriveis que possamos imaginar.

Veja o video AQUI

0 comentários: