domingo, 30 de janeiro de 2011

Queda do prédio de luxo em Belém:quem é o responsável?


A construção de um edifício de luxo de 32 andares ruiu ontem,29, em Belém. Um acidente da mesma proporção ocorreu no ano de 1987, quando o prédio Raimundo Farias de 13 andares caiu e matou 40 operários. 

A construtora Real Class Construções é a responsável pela obra. A avaliação é que o desastre poderia ter sido bem maior caso ocorresse num dia útil. Cada apartamento do prédio localizado na Travessa Três de Maio, no centro da capital do Pará, estava sendo negociado por 500 mil reais.   

Faz uns 10 anos que a cidade respira um boom imobiliário. A cidade é quase uma ilha e se verticaliza numa velocidade impressionante, a se considerar a per capita do estado. Prédios de luxo serpenteiam nas áreas mais nobres da cidade, que tem um dos metros quadrados mais caros do país.

Até agora o corpo de uma mulher foi encontrado nos escombros. É sabido que o “jeitinho brasileiro” impera no país. O acidente lança luz o processo de aprovação técnica da obra. Alguém tem que ser responsabilizado pelo desastre.  

A cidade a cada dia fica mais quente. A modificação do clima tem sido  creditada ao conjunto de prédios que alteram o processo de circulação dos ventos e a impulsiona a redução de áreas verdes.

Nas áreas mais afastadas da cidade, no perímetro da Avenida Augusto Montenegro, a paisagem é enfeitada por placas que anunciam novos empreendimentos e canteiros de obras.  A região abriga por parte de áreas verdes da cidade.

0 comentários: