quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aprovados em concurso temem tucanato


5.800 servidores aprovados em concursos públicos realizam ato em defesa da nomeação até o dia 31 de outubro. 

Eis a nota da Associação dos Concursados
A manifestação será realizada no dia 19/10, uma terça-feira, com início às 9 horas da manhã, com saída da Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré.

Como presidente da Associação dos Concursados do Pará, lamento nunca ter sido recebido pela governadora para tratar das nomeações dos concursados, apesar dos inúmeros pedidos. O que já demonstrava que a governadora não tinha interesse em realizar as nomeações. Mas agora, próximo às eleições do segundo turno, estamos correndo para tentar garantir as nossas vagas conquistadas à duras penas, já que não sabemos o que nos aguarda em 2011.


Além do ato público do dia 19/10, também estamos agendando uma conversa com o candidato Simão Jatene, com o fim de sabermos como tratará a questão, caso seja eleito.

Dentre os órgãos da administração pública estadual, onde ainda há concursados aguardando chamada, estão: SEDUC, SEPAQ, SEAD, SECULT, SEDECT, SEEL, SEMA, SEJUDH, DEFENSORIA PÚBLICA, RENATO CHAVES, SUSIPE, CURRO VELHO, DETRAN, EMATER, JUCEPA, POLICIA CIVIL, PGE, PRODEPA, SANTA CASA, SEPOF, SESPA, IDEFLOR, SEDES, IASEP e UEPA.

A Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), é entidade que representa todos os concursados aprovados nos concursos realizados no estado do Pará, especialmente os efetuados pela administração pública estadual.

José Emilio Almeida
Presidente da Associação dos Concursados do Pará
8158 2198
8884 6401


Unb realiza Colóquio Internacional sobre Jornalismo

As mudanças estruturais é o tema. O colóquio ocorre em 2011

Os trabalhos podem ser encaminhados para exame até o dia 15 de dezembro. Saiba mais AQUI

Fórum Paraense de Letras: cursos oferecidos

Memórias cênicas, libra, aletramento, poética de Belém estão entre os cursos ofertados pelo Fórum Paraense de Letras.  Saiba mais AQUI

Congresso da Via Campesina mobiliza centenas de pessoas no Equador

No último dia 8, centenas de homens, mulheres e jovens, de grupos campesinos, indígenas e afrodescentes de todo o continente latino-americano e caribenho, deram início ao V Congresso da Coordenadora Latino-Americana de Organizações do Campo, CLOC - Via Campesina, com uma caminhada pelas ruas de Quito, capital do Equador, com clamores de "Contra o Capital e o Império, pela Terra e a Soberania de nossos Povos, América Luta!".O evento segue até o próximo sábado, 16. Leia mais em Adital

Eleição: lula baixa hoje no Pará


Ana Júlia (PT) contrariou todas as pesquisas que davam como certa a vitória tucana no primeiro turno. A tese foi amplificada pelos principais grupos de comunicação do estado. Ana chegou ao segundo turno.

Agora temos uma outra eleição?

De que lado Jader vai sambar?

E na tentativa de amenizar a rejeição do eleitorado baixa hoje no Pará, o presidente da República, Lula. O presidente recordista em aprovação participa em comício em Ananindeua, região metropolitana de Belém, na Arterial 18. A cidade é administrada pelo filho de Jader.

O índice de rejeição da governadora é uma imensa pedra no caminho no projeto de reeleição de Ana Júlia. Nem o rosário de inúmeras obras federais conseguiu melhorar o índice do governo: eclusas de Tucuruí, asfaltamento de rodovias federais, projetos de hidrovias.

Ou mesmo algumas experiências de planejamento como a tentativa de descentralização de administração, com a criação de 12 macro-regiões; ou o festejado projeto de inclusão digital, o Navega Pará. ´

O que pegou na administração petista: a agenda negativa na imprensa local e nacional, o divórcio com o PMDB, as gestões limitadas nas secretarias de saúde e educação, uma relação tensa com a base na Assembléia?

O dia do pleito do segundo turno coincide com a proximidade de um feriado. A expectativa é uma pororoca de justificativa de votos.

Que a eleição encerre logo, posto a proximidade com o Século XIX na disputa pelo controle do país.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Obras dos tucanos que marcaram o PA


Lei Kandir, o PA fica impedido de recolher ICMS dos produtos primários e semi-elaborados. Trata-se da  base da economia local, em particular minérios e madeira. 


A obra prima que ferra com a economia do PA foi de autoria de deputado paulista, em 1996, Antoniio Kandir (PSDB)


Massacre de Eldorado.  Em abrill de 1996, na PA150, 19 trabalhadores rurais foram executados pela PM. 


FHC era o presidente da República e o médico Almir Gabriel o governador. Ninguém até hoje foi preso.    


Privatização da Vale. Ocorreu em 1997.  A operação foi avaliada como um crime de lesa pátria. .


Espionagem do EB contra representações populares

Um quarto dos reeleitos responde a processo no STF


. Lira Maia (DEM/PA) e Mário Couto (PSDB/PA) são os mais enrolados com a justiça no PA

Edson Sardinha

Um em cada quatro parlamentares que renovaram o mandato no Congresso no último dia 3 responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação na principal corte do país, onde tramitam os processos criminais envolvendo deputados, senadores e outras autoridades federais. Juntos, eles acumulam 167 pendências judiciais. Leia mais no Congresso em Foco

Declaración de Temaca- Aprobada en el Tercero Encuentro

Aguas para la vida, no para la muerte! El grito hecho en el Primer Encuentro Internacional de Afectados por Represas, realizado en Curitiba, Brasil, 1997, se reafirmó en la Segunda Reunión Internacional en 2003 en Rasi Salai, Tailandia, y nuevamente recobró fuerza durante estos intensos días en Jalisco, en la comunidad de Temacapulín. Leia mais no blog de Telma Monteiro

A luta das famílias atingidas por barragens já obtém as primeiras conquistas em Rondônia


Desde meados de 2006 o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem orientando e ajudando as famílias do Projeto Joana D’ Arc.  Par que estas tenham seus direitos garantidos.  O projeto de Assentamento Joana D’Arc.  Fica situado cerca de 50km da cidade de Porto Velho e será uma das localidades afetadas pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Leia mais no Amazônia

Diretores do Investvale são condenados a prisão e pagamento de multa

Um dos condenados é da Albras, localizada em Barcarena/PA

Sete diretores do Clube de Investimentos dos Empregados da Vale (Investvale) foram condenados pelo Ministério Público Federal (MPF) à prisão e ao pagamento de multas por gestão fraudulenta e emissão de títulos sem autorização legal. Trata-se das operações com cotas provenientes da privatização da empresa, subsidiadas pelo governo para os empregados e aposentados da companhia. A 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro afastou todos os réus da diretoria e do Conselho de Administração da Investvale e vai cobrar deles uma indenização mínima de R$ 42 milhões ao clube, referentes ao prejuízo causado aos cotistas. Os acusados receberam R$ 35 milhões de forma indevida. O restante é referente a impostos pagos pelo clube de investimento. Matéria do Valor.

Sindicato dos Químicos de Barcarena


A decisão sobre a direção do Sindicato dos Químicos de Barcarena sairá somente no dia 10 de novembro.

A peleja entre os sindicalistas que fundaram a instituição e os “novos” sindicalistas se arrasta desde o início do ano.

Eleição: professores numa encruzilhada


 A vivência de 12 anos com a gestão tucana não foi uma lua de mel. Nem os quatro anos da experiência petista teve o calor do início de um romance. Ao contrário.

Saúde e educação representam o maior contingente do funcionalismo público.

A educação passou por sucessivas crises. Trata-se de um significativo exército com peso no processo eleitoral. E com potencial para replicar as frustrações no seio da família.

As disputas internas das correntes do partido incrementaram na educação inúmeras alterações na direção da secretaria.

Foram pelo menos quatro os dirigentes da pasta.

O sindicato acusou o governo de violência contra a categoria no processo grevista. Apesar da presença de inúmeros professores/doutores na cúpula do governo.

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) foi puxado a fórceps.  E conseguiu descontentar boa parte do segmento.

Caso dos professores do magistério. Após a conclusão do curso superior, os que se encontram hoje perto da aposentadoria, podem perder pelo menos uns 40% dos rendimentos.

Mas, voltar para o colo tucano não se significa uma visita ao paraíso. O tema é prioridade apenas em discursos eleitorais.

Professor é profissão de fé? Tem um bicho que professor considera peçonhento, ele é o tucano.

Em São Paulo o governo devolveu mais de um bilhão. A ausência de realização de concurso e a precarização constam no rosário de denúncias realizadas amiúde pelo sindicato paulista.

É certo que a categoria não é monolítica, mas cumpre interrogar: de lado ela vai sambar no segundo turno?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eleições presidenciais 2010: em leilão, os ovários das mulheres!


“Isso aqui”, o Brasil, não é um colônia religiosa, não é um Reino e nem um Império, é uma República! Dado o clima do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, parece que as urnas vão parir uma Rainha ou um Rei de Sabá, uma Imperatriz ou um Imperador, que tudo pode, manda em tudo e que suas vontades e ideias, automática e obrigatoriamente, viram lei! Não é bem assim. Leia mais na UBM

Católicas pelo Direito de Decidir se manifestam em defesa da democracia!

Em defesa da democracia!
A democracia é um dos bens mais preciosos que vêm sendo conquistados no Brasil, de forma lenta, às vezes contraditória, mas progressiva. As eleições, com todos os seus limites, representam um retrato da democracia formal. Trata-se de um momento privilegiado para que as diferenças se contraponham na arena política e assim se construam consensos e novas propostas para o bem do povo brasileiro.http://www.catolicasonline.org.br/ExibicaoNoticia.aspx?cod=1107

Um conflito anunciado em Rondônia: Corumbiara nunca mais!

Leia nota do MST de Rondônia, que denuncia que pistoleiros armados estão ameaçando a integridade e segurança das famílias, crianças, jovens, adultos e idosos acampadas na BR 429, perto do munícipio de Alvorada do Oeste (RO), na região desde maio de 2009: Leia mais no MST

O professor e poeta Joao de Jesus Paes Loureiro é o homenageado do XVI Fórum de Letras

O professor, escritor, poeta, folclorista e ensaísta João de Jesus Paes Loureiro é o grande homenageado do XVI Fórum Paraense de Letras.

Loureiro, professora da UFPA é considerado uma autoridade em temática cultural sobre a Amazônia. Tem trabalhos publicados em diversos idiomas.

A semana ocorre em Belém, a partir do dia 25. Debates, apresentação de pesquisas, cinema e oficinas estão na programação do evento. Saiba mais AQUI

VII Semana de Comunicação da UNAMA


O jornalista Leandro Mazzini, o ator e garoto propaganda da Bom Abril, Carlos Moreno , índios Surui e a professora Marialva Barbosa estão entre as atrações da VII Semana de Comunicação da Universidade da Amazônia (UNAMA).

A Amazônia é o tema central do evento, Mediações e discursos: a comunicação na Amazônia batiza a semana.

A semana ocorre entre os dias 19 a 22.

Oficinas, concurso de fotografia, debates, lançamentos de livros e filmes, apresentação de pesquisas dos professores e alunos integram a agenda.

Ao se visualizar a programação, nota-se que há uma preocupação tanto com o horizonte do mercado, quanto da pesquisa.

A programação indica o lançamento de três livros. Um sobre política, outro sobre a Amazônia e um terceiro sobre comunicação.

Os interessados podem saber mais AQUI

Senador preso pela PF vai coordenar campanha de Serra


Flexa Ribeiro (PSDB/PA), senador reeleito em meio ao redemoinho de indefinições sobre os assentos ao Senado no Pará vai coordenar a campanha de Serra no estado.   

Se em São Paulo o engenheiro Paulo Vieira é acusado de sumir com 4 milhões do ninho Ticano, em terras paraenses o coordenador da campanha já foi preso pela Polícia Federal.

O mesmo é acusado entre outras coisas de fraudar licitações e sonegar impostos.

Soja avança sobre o território de Carajás

Nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins a fronteira agrícola avançou rapidamente dentro das ultimas duas décadas. É questionável se os lucros gerados recompensam os impactos socioambientais da expansão da agricultura mecanizada nessa região. O carro chefe do agronegócio brasileiro é a soja, que ocupa muitas das áreas recentemente desmatadas. Leia mais AQUI

Sul do PA: fazendeiro e pistoleiros atacam sem terra


FAZENDEIRO E PISTOLEIROS DESPEJAM PELA SEGUNDA VEZ 29 FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO COLONIA VERDE BRASILEIRA, EM SANTANA DO ARAGUAIA, SUL DO PARÁ

No dia 02 de outubro, pela segunda vez, o fazendeiro João Moreira, acompanhado de um genro e de duas camionetes com cerca de 10 pistoleiros fortemente armados chegaram ao Acampamento “Pé da Serra”, no PA Colônia Verde Brasileira, ocupado ilegalmente pelo referido fazendeiro. As famílias – que haviam sido expulsas pelos pistoleiros em 03 de agosto – estavam novamente acampadas:
- Os pistoleiros atiraram contra as famílias, que fugiram apavoradas pela mata.
- José Jorge Santos, pai de duas crianças foi baleado na perna e teve que ser internado.
- O acampado José dos Santos Cristalino da Silva, deficiente físico e pai de 4 crianças, foi brutalmente jogado no chão e pisaram no seu peito.
- A senhora Doraci levou um tapa no rosto e caiu no chão.
- Detiveram o Sr. Paulo Cesar Costa Maia, sob a alegação de que o mesmo havia denunciado o fazendeiro João Moreira, numa referencia à Representação assinada pelo trabalhador e protocolada no Ministério Público. Ele foi entregue para a policia e ficou detido durante 02 dias.   
Diante disso, mais uma vez, exigimos:
- a apuração dos crimes do fazendeiro João Moreira;
- a máxima agilização do processo de retomada da área pelo INCRA, a fim de evitar novas tragédias;
Xinguara-PA, 07 de outubro de 2010.

Nádia Pinho da Silva Brito
Junta Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia

Frei Henri Burin des Roziers
Advogado da Comissão Pastoral da Terra de Xinguara

Marabá realiza Feira de Empeendedores Populares

A Feira de Empreendimentos Populares: construindo diálogos sobre economia solidária tem como objetivo promover a interação entre grupos que desenvolvem atividades econômicas coletiva, proporcionando lhes um espaço para comercialização de seus produtos, troca de saberes e valorização do debate sobre a economia solidária na região sul e sudeste do Estado Paraense. A Feira contará com a participação de grupos da área urbana e rural de Marabá e diversos municípios da Região.


Deyziane dos Anjos Silva
Estudante de Ciências Sociais-Antropologia/UFPA-Marabá
Bolsista da Incubadora de Empreendimentos Solidários do Sul e Sudeste do Pará-ITESP
ITESP-(94)2101-7128
(94)9189-7558
(94)8135-4790
(94)8806-7871

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MPF denuncia Vale por destruição de Áreas de Preservação Permanente


Intervenções da Vale em Áreas de Preservação Permanente (APP) provocam danos ambientais denunciados pelo Ministério Público Federal. Mais um conflito provocado pelos empreendimentos de duplicação dos pátios de cruzamento da EFC. Na denúncia do MPF, escreve-se que "a Vale destruiu e ocupou irrregularmente as APP, sem a devida autorização do IBAMA". Veja, em anexo, a denúncia completa do Ministério Público. Leia mais no Justiça nos Trilhos

A diversidade em pauta no 37º Encontro de Arte de Belém

Belém é uma cidade diversa de sabores, de cores, de crenças. Será que essa diversidade também existe na arte? A resposta poderá ser encontrada no 37º Encontro de Arte de Belém. O Enarte acontece de 12 a 23 de outubro, em vários pontos da capital paraense. Leia mais na UFPA