sábado, 18 de setembro de 2010

* Boi pirata continua em área federal dois anos e meio depois que Justiça determinou retirada

MPF pede que Justiça obrigue Polícia Federal a tirar invasores da Gleba Curuá, em Altamira

Os chamados bois piratas – gado criado clandestinamente em terra pública – continuam degradando uma área federal em Altamira, no Pará, dois anos e meio depois de publicada decisão da Justiça Federal que determinava desocupação imediata do local. A área federal, denominada Gleba Curuá, fica no entorno da terra indígena Baú, habitada por índios Kayapó. Leia mais no MPF

V Pan Amazônico: inscrições já estão abertas


Já estão abertas as inscrições para o V Fórum Pan Amazônico, que ocorre entre 25 a 29 de novembro, em Santarém, oeste do Pará. Saiba mais AQUI

Pesquisa: informações decisivas nas eleições para governador: se a eleição fosse hoje não teria segundo turno

Jatene tem 41.6% de intenções de votos. Todos os demais candidatos somados têm 32.6%. Então podemos afirmar de que se a eleição fosse hoje não teria segundo turno. Para que haja segundo turno todos os demais candidatos teriam de aumentar suas intenções de votos em 9%. Em síntese, hoje, sem votos brancos e nulos, Jatene têm 59% de preferência do eleitorado paraense. Leia mais no blog Bilhetim

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Conceição do Araguaia: trabalhadores rurais interditam rodovia

Trabalhadores rurais acabam de interditar a rodovia em Conceição do Araguaia. Eles estão acampados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O acampamento iniciou esta semana, e reivindica o incremento do programa Luz Para todos. Saiba mais AQUI

Vale e siderúrgicas reconhecem responsabilidade e buscam soluções para Piquiá/MA

Cerca de 300 pessoas participaram terça-feira 14 de setembro à Audiência Pública sobre o reassentamento do povoado de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA. A audiência, convocada pelo Ministério Público, foi conduzida pela Procuradora Geral de Justiça do Maranhão, com a presença de muitas autoridades, instituições e movimentos sociais. Leia mais no Justiça nos Trilhos

Belo Monte: mulheres protestam até amanhã

Camponesas, ribeirinhas, trabalhadoras, professoras... Mais de 160 mulheres participam do encontro "Mulheres e Movimento na Amazônia", que começou hoje (16) na Casa da Cultura, em Altamira (PA) e segue até dia 18. A pauta principal é a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, projeto que o governo federal quer implantar, a qualquer custo, na região. Leia mais no CIMI

Mandante do assassinato do padre Josimo é condenado a 16 anos de prisão



Osvaldino Teodoro da Silva, um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986 na cidade de Imperatriz (MA), foi condenado nesta quarta-feira, 15, a 16 anos e 6 meses de prisão, em júri popular,. Apesar da condenação, Osvaldino poder aguardar em liberdade o julgamento do recurso que seus advogados vão ajuizar. Leia mais no IHU

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A criminalização dos quilombolas. Entrevista especial com Onir de Araújo

“No ano passado, no Brasil, aconteceram 55 mil assassinatos”, revela o advogado Onir de Araújo. Por hora, calcula ele, são 37 jovens assassinados, a maioria na faixa entre 14 a 25 anos e negros. Isso evidencia não só que o preconceito existe, e num nível alarmante, mas também que os negros vivem uma situação de pressão e intranquilidade bastante pesada. Em entrevista à IHU On-Line, realizada por telefone, Onir fala da situação degradante imposta pela Polícia Militar aos quilombolas moradores do Quilombo da Família Silva, localizada num bairro considerado zona nobre de Porto Alegre. Leia mais IHU

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lula e Dilma baixam no Pará

Daqui a pouco Lula e Dilma baixam no Pará. Pegarão o vácuo do Serra. O presidente da República irá à mesma região que o tucano visitou, o sudoeste.


Vai assinar edital de asfaltamento de parte da Transamazônica.


Os vermelhos aportam no Pará tentando oxigenar a campanha de Ana Júlia, que não anda bem das pernas.



OFICINA CULTURA E ABORTO



LANÇAMENTO DA REVISTA POLICHINELLO

Mulheres da Amazônia protestam contra Belo Monte

160 feministas são esperadas para o encontro “Mulheres e Movimentos na Amazônia”, que começa amanhã (16), ás 09h, no município de Altamira, sudoeste do Pará, na Casa da Cultura. O evento encerra no dia 18.


O objetivo do evento é refletir sobre as políticas públicas para as mulheres e o desafio das mulheres frente aos grandes projetos na Amazônia.


As mulheres são provenientes de 11 municípios da região do Xingu e Transamazônica, onde o governo federal espera construir a hidrétrica de Belo Monte.


Além da região participam ativistas dos municípios de Santarém, Marabá, Belém e do estado de Roraima.


No dia da abertura haverá uma vigília, às 19h, em defesa do Xingu e contra Belo Monte, em frente a Eletronorte, na orla de Altamira.



Além de protestar contra Belo Monte o encontro objetiva a construção de uma plataforma feminista sócio-política-ambiental. Hoje um ônibus saiu de Belém, as mulheres que participaram do V Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP), encerrado ontem (14).


O que é : Mulheres e Movimentos na Amazônia

Onde: Altamira-PA

Quando: 16 a 18

Maiores informações: Antonia Pereira Martins: (093) 9146-9306

Quem faz: Movimento de Mulheres do Xingu


MST Reocupa a Fazenda Cambará

O MST vem a público declarar:


1- O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reocupou na manhã de hoje (15/09) com mais de 150 famílias novamente a Fazenda Cambará, para exigir o imediato assentamento das famílias do acampamento Quintino Lira.

2- O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, bem como o Programa Terra Legal e Instituto de Terras do Pará - ITERPA, assumiram o compromisso de oficialmente declarar que as terras são públicas em reunião com os trabalhadores nesta segunda-feira 13/09 no INCRA, compromissos afirmados inclusive de âmbito nacional em reunião com Ouvidor Agrário Nacional (Gercino José da Silva Filho).

3- Permanece o clima de terror e ameaças aos trabalhadores, bem como a omissão da própria polícia de Santa Luzia e até o momento não há nenhum autoridade pública no município.

4- Exigimos a prisão imediata dos pistoleiros que assassinaram o trabalhador José Valmeristo Soares, bem como dos mandantes Josué Bengstson e seu Filho Marcos Bengstson.
Direção Estadual do MST Pará

Bumerangue

Cartoon assaltado do blogue do Waldir

O Psol pode fazer um senador no Pará

A se confirmar o ocaso das candidaturas ao Senado de Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT), corre o risco da professora Marinor (Psol) ser eleita.


A avaliação é que o partido eleja o ex prefeito e ex petista Edmilson Rodrigues a deputado estadual.


A disputa aos assentos no Senado ficaria melhor se a justiça alcançasse o tucano Flexa Ribeiro, dono de extensa ficha de acusações de improbidades.


Ribeiro chegou ao Senado por conta eleição de Duciomar Costa (PTB) a prefeitura de Belém. Dudu é um colecionador de CPF´s e dono de um falso diploma de médico. Administra Belém pela segunda vez.



A administração é uma verdadeira hecatombe. O derradeiro escândalo reside no setor de saúde, onde responde acusações do Ministério Público Federal (MPF).


Em entrevista coletiva onde se defendia das acusações do MPF disparou: a corrupção é comum na prefeitura.


Flexa, um tucano para lá de atrapalhado

Fernando Flexa Ribeiro (foto), tradicional caixa de campanha do PSDB no Pará, dois meses antes de assumir uma vaga no Senado foi preso e algemado pela Polícia Federal, no rastro da Operação Pororoca, acusado de fraudes em licitações públicas no Amapá. Leia mais no Barata

ELEIÇÕES – Ana x Jatene: o sujo e o mal lavado

Nada mais bizarro que o discurso pretensamente austero de Simão Jatene, o ex-governador tucano que é novamente candidato ao governo pelo PSDB, no horário eleitoral. Com o ar professoral e a voz empostada de locutor de sonoro, soam hilárias suas diatribes contra a governadora petista Ana Júlia Carepa. Esta bem faz por merecê-las, é verdade. Mas é verdade também que a distinção entre ambos é de grau, mas não de nível. Leia mais no Barata

Serra no Pará

Serra baixou no Pará. Não sei se tomou açaí. Diz a lenda: quem toma, fica. No estado foi a Altamira, município do sudoeste. Lócus onde a violência contra camponeses tem se deslocado.


É na região banhada pelo rio Xingu que o governo deseja erguer a qualquer preço uma hidrelétrica, Belo Monte.


É lá que reside a derradeira reserva de mogno do mundo, madeira nobre, de grande valor de mercado.


E sempre que fazendeiros e madeireiros são fiscalizados ameaçam os agentes públicos, quando não queimam os carros das instituições, como ocorreu recentemente.


Serra, que a cada pesquisa despenca mais, em rápida coletiva em Belém, não quis falar no assunto.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os sujões do Pará, segunda a lista do Congresso em Foco

PMDB é o primeiro do ranking

Deputados
Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) – candidato à reeleição
Ação Penal 481 Estelionato, formação de quadrilha e crime eleitoral
Data de autuação: 17/04/2008

Jader Barbalho (PMDB-PA) – candidato a senador
Ação Penal 336 Emprego irregular de verba pública
Data de autuação: 23/05/2003
Ação Penal 398 Peculato 13/10/2005
Ação Penal 339 Crime contra o sistema financeiro nacional
Data de autuação: 17/6/2003
Ação Penal 397 Falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato, crime de lavagem
Data de autuação: 29/8/2005
Ação Penal 374 Crime contra a administração em geral
Data de autuação: 21/06/2004

Lira Maia (DEM-PA) – candidato à reeleição
Ação Penal 524 Crime contra a Lei de Licitações
Data de autuação: 09/11/2009
Ação Penal 484 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 30/04/2008
Ação Penal 517 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 26/06/2009
Ação Penal 518 Crime de responsabilidade
Data de autuação: 29/06/2009

Paulo Rocha (PT-PA) – candidato a senador

Ação Penal 470 Crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, quadrilha ou bando e crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos ou valores
Data de autuação: 12/11/2007

Wladimir Costa (PMDB-PA) – candidato à reeleição
Ação Penal 528 Investigação penal
Data de autuação: 25/02/2010

Candidatos sujões : site Congresso em Foco apresenta a lista

Um em cada dez deputados federais que disputam as eleições deste ano é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), órgão responsável pelo julgamento de parlamentares e outras autoridades federais. Dos 481 deputados que buscam um novo mandato nas urnas em outubro, 45 respondem a ações penais. Também estão nessa situação quatro senadores. Esses 49 parlamentares são acusados, ao todo, em 73 processos por crimes como formação de quadrilha, corrupção, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e contra a Lei de Licitações. Leia mais no Congresso em Foco

Encontro de Sociologia debate construção de hidrelétricas na Amazônia

Flmes sobre a construção de barragens no Xingu e Madeira servião de apoio

Três filmes servirão como suporte para o debate sobre a construção de hidrelétricas na Amazônia, que ocorre amanhã (15), no Centro de Convenções da UFPA, a partir das 18,20h. A atividade integra a agenda II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Norte.


À mesa importantes pesquisadores sobre a temática na região, como a pesquisadora Sonia Magalhães e Rosa Acevedo.

Filmes

Lançamento:
Defendendo os rios da Amazônia ‑ versão em português , com voz de Dirá Paes, de Defending the Rivers of the Amazon, originalmente gravado com voz de Sigourney Weaver, 10:40 min, 2010.

Xingu ‑ porque não queremos Belo Monte, 18 minutos, Fase e Olhar Eletromatto, 2010.


O rio Madeira ‑ a vida antes das barragens, 27 min RO/2009
A era do ouro ‑ Andressa Rocha, 13 min, RJ, 2008.

Debatedores:

Professores Rosa Acevedo (UFPA), Nirvea Ravena(UFPA), Sonia Magalhães (UFPA), Antonio Carlos Witkoski (UFAM) e Antonia Mello (Movimento Xingu Vivo para Sempre).

Local: Centro de Convenções da UFPA
Dia: 15 de setembro ‑ quarta‑feira, às 18:20 hs.

Novo vídeo com animações do Google Earth sobre impactos da hidrelétrica de Belo Monte

Animação em 3-D com narração de Dira Paes será lançado nesta quarta-feira em Belém, Pará


Nesta quarta, dia 15, será lançado em Belém (PA) um vídeo em duas partes de quatro minutos e com animação 3-D, que apresenta de forma clara e didática os impactos sociais, ambientais e econômicos da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. O vídeo foi produzido pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVS). Leia mais no Xingu Vivo

Os escândalos políticos midiáticos

Venício A. de Lima
Tão logo as pesquisas revelaram que uma das candidatas à presidência da República havia atingido índices de intenção de voto difíceis de serem revertidos, e que os resultados indicavam a possibilidade de decisão ainda no primeiro turno, a grande mídia e seus "formadores de opinião" reagiram prontamente. Insistiram eles que fatos novos poderiam ocorrer e que ainda era muito cedo para cantar vitória. Deu no OI

Governo quer padronizar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Gilberto Costa

Quatro anos após a sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lançaram hoje (13) em Brasília uma nova edição das normas técnicas para a padronização de procedimentos nas delegacias especializadas de atendimento à mulher. Deu na EBC

Pré-história no chão da Amazônia



Peças encontradas em escavações arqueológicas na região de Santarém (PA) colocam em dúvida teoria que sugere a existência de sociedades indígenas complexas. Catei a informação do Língua Ferina

Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte

A formação do sociólogo, a incorporação da disciplina no ensino médio com o fortalecimento do ensino da Sociologia nas regiões menos centrais do país e nas fronteiras que compõem a Amazônia foram temas destacados na solenidade de abertura do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte (II SBS), realizado nesta segunda-feira (13) no Auditório Benedito Nunes. Leia mais na UFPA

Vale não paga corretamente seus impostos para Prefeitura no Pará

A Vale é a maior empresa de mineração diversificada das Américas. Presente em 14 estados brasileiros e em cinco continentes, a companhia é a maior exportadora de minério de ferro e pelotas do mundo. A transnacional também é a principal prestadora de logística do Brasil, operando mais de 9 mil quilômetros de malha ferroviária e 10 terminais portuários próprios. Deu no MST/PA

Marcha encerrará Congresso Nacional Campesino Indígena

Karol Assunção

Amanhã (14), moradores de Buenos Aires, na Argentina, poderão ouvir os clamores de camponeses e camponesas que lutam por um novo modelo de desenvolvimento na Marcha do Movimento Nacional Campesino Indígena. A manifestação, programada para começar às 11h na Ponte Pueyrredón, marca o encerramento do Primeiro Congresso Nacional Campesino Indígena. Leia a íntegra em ADITAL

Temática ambiental predomina no Salão Internacional de Humor da Amazônia

Terceira edição, em Belém, reúne representantes de 32 países. Evento ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês.


Ilustradores de 32 países participam, a partir do dia 17, do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no Pará, até o dia 27. O evento tem temática de fundo ambiental desde sua primeira edição e premia os melhores trabalhos de ilustradores que retratam assuntos como o aquecimento global, a biodiversidade e o desmatamento. Deu no Globo Amazônia

Feminismo na Amazônia: Belém sedia encontro da Articulação de Mulheres Brasileiras

Foto Lúcia Martins- FMAP

Mulheres da Amazônia se mobiizam no Pará até o dia 18


80 mulheres de todas as regiões do Pará e dos demais estados da Amazônia Legal iniciaram hoje em Belém, no Hotel Gold Mar, o IV Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP). No mesmo encontro haverá uma reunião amanhã (14) da Articulação de Mulheres Brasileiras, seção da Amazônia, que incorpora todos os estados da Amazônia Legal.



O papel das mulheres na História, políticas públicas e governo, a participação das mulheres nas conferências são alguns dos pontos de debate dos encontros.



Nldes Sousa da coordenação dos eventos explica que a mobilização servirá para a realização de um balanço das políticas públicas, avaliação sobre o processo de luta, e a definição das alianças das feministas com outros movimentos sociais e as estratégias.



Entre as situações polêmicas indicadas por Sousa há o enfrentamento com setores considerados conservadores no Congresso Nacional, governos e no judiciário com relação a temáticas como o aborto e a Lei Maria Penha.



Para a dirigente feminista paraense é um absurdo uma proposta que existe sobre o aborto. Trata-se de uma espécie de “bolsa estupro”, onde a vitima da violência, caso deseje manter a gravidez, receber uma compensação financeira.



No dia 15 um comboio de ônibus segue para Altamira, sudoeste do estado para o Encontro de Mulheres no Xingu: o feminismo se encontra na Amazônia, que ocorre entre os dias 16,17 e 18.


No Xingu a principal pauta é uma ação contra os grandes projetos, em particular hidrelétricas nos rio Xingu e no rio Tapajós, e a construção de uma plataforma feminista sócio-política-ambiental.


Serviço

O que é: IV Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP)

Reunião da Amazônia da Articulação de Mulheres Brasileiras

Onde: Belém - Hotel Gold Mar

Quando 13 a 14 de setembro

Quem faz: Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e Articulação de Mulheres Brasileiras

Contato

Nilde Sousa – coordenação (91) 91223676


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sinais trocados

Filha de Serra negociou em parceria com os Dantas dados de 60 milhões de brasileiros

Leandro Fortes

Em 30 de janeiro de 2001, o peemedebista Michel Temer, então presidente da Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao Banco Central, comandado à época pelo economista Armínio Fraga. Queria explicações sobre um caso escabroso. Naquele mesmo mês, por cerca de 20 dias, os dados de quase 60 milhões de correntistas brasileiros haviam ficado expostos à visitação pública na internet, no que é, provavelmente uma das maiores quebras de sigilo bancário da história do País. O site responsável pelo crime, filial brasileira de uma empresa argentina, se chamava Decidir.com e, curiosamente, tinha registro em Miami, nos Estados Unidos, em nome de seis sócios. Dois deles eram empresárias brasileiras: Verônica Allende Serra e Verônica Dantas Rodenburg. Deu na Carta Capital

Serra despenca a cada dia

Os números atualizados da pesquisa diária Vox Populi/Band/iG, divulgada nesta segunda-feira, mostram a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 54% das intenções de voto, um ponto percentual acima do índice registrado ontem. Deu na BAND

Conflito agrário emperra agropecuária de Daniel Dantas

JOÃO CARLOS MAGALHÃES

Pensada há cinco anos para ser a maior criadora de bois do mundo, a Agropecuária Santa Bárbara, empresa ligada ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, atolou nos violentos conflitos agrários do Pará. Deu na Folha

Leia matéria realizada pelo blog AQUI

Federação Internacional Direitos Humanos visita Açailândia

A agenda da missão prevê audiências com autoridades públicas e com representantes de empresas e de organizações da sociedade civil. Antes de viajar a Brasília e ao Rio de Janeiro. Os delagados visitam em Açailândia os moradores de Piquiá de Baixo e do assentamento California. As comunidades são afetadas pelo pólo de gusa. Saiba mais em Justiça nos Trilhos

Ombudsman da Folha critica jornal por “desprezar” #Dilmafactsbyfolha

A ombudsman da Folha de S. Paulo Suzana Singer criticou o jornal por ignorar a campanha #Dilmafactsbyfolha, que questionava a imparcialidade do veículo no tratamento dado à candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). Na última semana, a campanha chegou ao topo do Trending Topics mundial, como um dos assuntos mais comentados no Twitter. Ao todo, foram postadas mais 45 mil mensagens críticas ao jornal. Deu no Comunique-se

Eleições no Pará: Nanicos podem ganhar o Senado?

Enquanto Jader recorre no STF, TSE cassa candidatura de Paulo Rocha (PT). Agora só falta o tucano Flexa Ribeiro


Paulo Rocha (PT), Flexa Ribeiro (PSDB) e Jader Barbalho, candidatos a duas vagas ao Senado pelo Pará possuem ficha suja.


O primeiro renunciou no caso de "caixa 2" na última eleição. O segundo tem um catatau de problemas na justiça. Acusado de fraude em licitação pública e na previdência.


O derradeiro é imbatível. Com 44 anos de vida pública, o caso mais emblemático são as acusações em financiamentos da SUDAM.


Conforme notícia, o TSE acabou de cassar a candidatura de Paulo Rocha. A se manter o mesmo enredo para os demais “sujões”, apenas os nanicos concorreram aos assentos.


Na pesquisa de opinião pública, depois dos “grandalhõe sujões” vem a candidatura do Psol, da professora Marinor, que foi vereadora em Belém.


Alguém aí vai fazer uma fezinha no desfecho da história?

Mulheres, eleição e preconceitos

As domésticas estão à beira de um ataque de nervos por conta da propaganda veiculada nas emissoras de rádio do tucano Simão Jatene, candidato ao governo do estado.


Conforme nota da federação que representa a categoria, o conteúdo da propaganda ofende as domésticas. Posto tratá-las como cidadãs de segunda categoria, pessoas desprovidas de capacidade de análise, tolas e ingênuas.


O fato lembra o preconceito de Boris Casoy com relação aos garis.


No contexto da eleição local um fato relevante é a rejeição da candidata petista, Ana Júlia, cerca de 40%. Junto com a tucana do Rio Grande do Sul, foram as primeiras mulheres no executivo dos estados.


Setores feministas avaliam que em certo grau, o dado se explica pelo fato da candidata ser uma mulher separada. E que mantém na medida do possível uma vida social.


O machismo em nossos rincões ainda grassa. Um conhecido, em viagens pelo interior, indica que há indícios desse elemento patriarcal na avaliação. Críticas bem rasteiras, inundadas de preconceitos.


Ressalta ainda que as emissoras de rádios e TV´s amplificam uma leitura tacanha, parcial e aliada a interesses de certos setores e oligarquias. Isso não explica a rejeição, mas, pode ajudar na reflexão.


Alguém perguntaria: então como explicar o fenômeno Dilma? Bem, a Dilma são outros quinhentos, outros cenários e questões.


E por falar em mulher, ainda bem que há duas candidatas ao Executivo do país. E uma negra e nortista. Nunca na história desse país isso havia ocorrido.


Falando em Dilma, ela deve baixar nas quebradas para oxigenar a candidatura do PT local.

Escandalizados escândalos

A indústria de escândalos pulsa.

Véspera de eleição

Quantos ainda irão germinar até o dia 03 de outubro?

A política segue rente ao chão.

A mídia não?

Veja as mentiras!

Piche uma canção!

Passe de mágica.

Publicidade.

Candidato/a vira caixa de sabão.

A paciência não.

Voto = democracia?

Tanto jingle...

Nula a reflexão.

Justiça do Pará determina que o reajuste de energia seja de 5,79%

Liminar da juiza Carina Bastos atendeu a pedido do MPF. Reajuste anterior, o dobro da inflação, é considerado abusivo. Agora, o método de cálculo da Aneel deve ser discutido no processo

A Justiça Federal em Belém fixou em 5,79% o reajuste anual da tarifa de energia em favor da concessionária Rede Celpa. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal e suspende o reajuste anterior, de 10,94%, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A decisão vale para 1 milhão e 700 mil unidades consumidoras no território paraense. Leia mais no MPF

Conceição do Araguaia: trabalhadores rurais acabam de ocupar INCRA

Trabalhadores rurais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) acabam de ocupar a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no município de Conceição do Araguaia, sul do Pará.


A insatisfação com o Programa Luz Para Todos é uma das motivações. O programa não tem coberto em cem por cento as famílias nos projetos de assentamento (PA).


Conforme Anilson Pereira de Souza, dirigente do STR, no PA Pe Josimo, onde estão assentadas 163 famílias, o programa irá cobrir somente 40%.


O programa não tem atendido em cem por cento nenhum PA na região, explica Pereira. A pauta de reivindicações consta ainda: melhoria de estradas, ponte e habitação.


O sindicalista informa que apesar do aumento do valor dos recursos para a construção de habitação, hoje em 15 mil reais para cada família, a burocracia acaba onerando a obra.


Por conta da demora no repasse dos recursos pelo INCRA, os comerciantes acabam elevando os preços dos materiais até em 50%.

Federação Nacional das Domésticas repudia preconceito no programa de Jatene



A entidade avalia acionar Jatene judicialmente por assédio moral. Centrais sindicais também reagiram contra a chacota com as domésticas.

O programa eleitoral de rádio tucano da coligação “Juntos com o Povo” transmitido na última sexta-feira, do candidato ao governo Simão Jatene retratou as diaristas como incompetentes e mulheres de baixo valor. Com o personagem "Dona Diarista" nesse tom, as domésticas do Brasil repudiaram o programa, por desmerecer uma categoria que trabalha com dignidade, com o objetivo de atingir a candidata à reeleição, Ana Júlia Carepa. Leia mais na ANN

Rádio Nacional da Amazônia estréia programa de cultura

A Amazônia é uma gigante, não apenas geograficamente e na questão da biodiversidade, mas também no que se refere à cultura. Para comprovar isso, basta um pequeno passeio pela cena musical paraense, amazonense ou acreana e conhecer as inúmeras expressões artísticas que acontecem por lá. Para aproveitar esse potencial, a Rádio Nacional da Amazônia, dando continuidade às comemorações dos seus 33 anos, estréia na próxima segunda-feira, 13/09, o Mosaico, um programa diário que vai trazer, para o horário de 13h30, de segunda a sexta-feira, cultura brasileira da Amazônia e para a Amazônia. Leia mais na EBC

domingo, 12 de setembro de 2010

Psol lidera ranking de deputados no Prêmio Congresso em Foco

Renata Camargo

Os deputados do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) estão à frente na disputa desta quinta edição do Prêmio Congresso em Foco. De acordo com a décima parcial de votação do prêmio, divulgada às 10h04 de hoje (11), o deputado Chico Alencar (RJ) lidera o ranking de mais votados, com 962 votos, seguido da deputada Luciana Genro (RS), com 736, e de Ivan Valente (SP), que registra 689 votos. Leia mais em Congresso em Foco

''Na América Latina, outra comunicação é possível''

Estudioso das transformações comunicacionais e culturais da era digital, Denis de Morais adverte que a tecnologia permite maior circulação de vozes, porém ao mesmo tempo reforça as desigualdades. Aqui ele analisa as mudanças em marcha na região, elogia o processo argentino e remarca o papel dos Estados (e suas dificuldades) na tarefa de limitar a concentração de meios e indústrias culturais. Leia mais no IHU

Tapajós. ''Inundados 9.500 hectares de floresta do Parque Nacional da Amazônia, além de terras indígenas'

Sob o título "Energia, a riqueza que emerge do Tapajós", o jornal Diário do Pará, publicou uma reportagem sobre o potencial hídrico do Rio Tapajós a ser explorado pelos projetos de construção de várias usinas hidrelétricas. Leia mais no IHU

Expansão da base de Alcântara terá de retirar quilombolas, diz coronel

Católicas pelo Direito de Decidir em Defesa da Vida (em resposta ao texto "Apelo a todos os Brasileiros e Brasileiras" )

No final de agosto último, a Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elaborou um texto com o propósito de orientar seus e suas fiéis sobre como votar bem nas próximas eleições. A Presidência e a Comissão Representativa dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, por sua vez, divulgaram nota em que afirmam acolher e recomendar a divulgação dessas orientações. Leia mais no Católicas

São Luís (MA) sediará o III Encontro do Fórum de Assuntos Fundiários

A capital do Maranhão vai sediar, no ano que vem, o próximo Encontro Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do Judiciário. A escolha de São Luís foi referendada neste sábado (11/9), último dia do II Encontro realizado em Belém. O evento tem como objetivo discutir temas ligados à questão agrária e urbana no país. Leia mais no CNJ

Aprovadas 49 propostas de ação para agilizar regularização fundiárias no país

Ao todo, 49 propostas para dar maior agilidade e efetividade à regularização fundiária no país foram aprovadas neste sábado (11/9), no último dia do II Encontro do Fórum de Assuntos Fundiários, que acontece desde quinta-feira (9/9), em Belém (PA). Entre elas está a realização de inspeções judiciais nos locais com maior ocorrência de conflitos relacionados à posse de terra, o fomento à criação de procuradorias agrárias e o estímulo à mediação como forma de solucionar essas disputas e evitar a violência. As propostas vão nortear as ações do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ, responsável por desenvolver estudos e implementar ações que garantam a segurança jurídica da terra e maior agilidade às ações envolvendo conflitos pela propriedade. Leia mais no CNJ

Protesto cobra punição aos assassinos de Sem Terra no Pará

Famílias do acampamento Quintino Lira, de Santa Luzia do Pará, fizeram um protesto durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários, em Belém (PA), na noite desta quinta-feira (9/9). Leia mais no MST

Empresário desmente Veja em nota

O empresário Fábio Baracat divulgou nota na tarde deste sábado (11) na qual desmente reportagem publicada na edição deste final de semana da revista “Veja”. Na reportagem, a revista apresenta relato atribuído ao próprio empresário sobre uma suposta negociação com o filho da ministra Erenice Guerra (Casa Civil). Leia mais no Viomundo

Belém sedia Semináro sobre Educação no Campo

Entre os dias 16 a 18 de setembro o Hangar Centro de Convenções recebe o IV Seminário de Educação no Campo e o II Seminário da Juventude no Campo. Políticas públicas: realidade e desafios para a Amazônia é o tema central. Gênero, educação, etnia irão nortear alguns debates. Saiba mais AQUI

Excluídos de Marabá

Foto assaltada do blog Contraponto e Reflexão