sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Wikileaks, Natália Viana é a única jornalista brasileira a escrever no site


O site wikileaks tem sido o centro de gravidade no cenário de comunicação no mundo. A iniciativa tem dado visibilidade a documentos secretos dos EUA. A ação do site provocou indignação na diplomacia internacional e a represália de alguns chefes de estado e apoio de outros.

Assange, um ativista do site foi preso.  O mesmo é acusado de estupro. O caso lembra o filme O Informante, de 1999. A delicada situação de relações de poder, o debate sobre a ética e a profissão de jornalista na definição do que iria ou não ao ar numa grande emissora de TV.

Os personagens de Al Pacino (Lowell Bergman) e de Russel Crowe (Lowell Bergman) protagonizam o enredo que envolve interesses de uma grande corporação do setor de tabaco, saúde pública, política e mídia.   


Natália Viana, jornalista brasileira mantém um blog na Carta Capital dedicado a acompanhar o desenrolar dos fatos sobre o wikileaks e os documentos que pautam o Brasil. Uma ação internacional de solidariedade e ciberativismo é o elemento mais recente em torno da questão.   

A cauda longa (internet) colocou uma série de coisas  (capital, trabalho, nação, estado, amor, ativismo, formas de relacionamento e solidariedade) de ponta cabeça. A comunicação é uma delas. E o wikileaks configura um componente recente. 

0 comentários: