sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Semana agitada no sudeste do PA

Dois encontros importantes ocorrem em Marabá,  cidade pólo da região sudeste do estado. O primeiro iniciado no dia 09 é sobre agroecologia. O tema ambiental encontra-se na pauta da região de velha.

Uma das perspectivas reside com relação aos impactos ambientais e sociais compartilhados pela população local. O campesinato se territorializou na região, controla cerca de 52% do território. Um dos desdobramentos tem sido a conquista de uma série de políticas para a categoria que se afirma política, social e economicamente.

A educação tem avançado com um cipoal de elementos significativos, como a criação de cursos de nível superior direcionados para pessoas assentadas pelas políticas de reforma de agrária. Tem ainda escola de nível e a  criação de curso de pós graduação.

Já os movimentos estão mobilizados para analisar e definir estratégias de ação contra a pressão do capital que avança na região a partir dos grandes projetos. O Araguaia-Tocantins configura um dos eixos de integração da política do governo federal.

Para a região estão agendadas uma infinidade de hidrelétricas, uma aciaria em Marabá, ampliação da ferrovia de Carajás, hidrovia e portos.

Isso significa pressão sobre territórios já estabelecidos, entre eles áreas de preservação, terras indígenas e projetos de assentamentos de trabalhadores rurais. 

O lamentável é a manutenção de execução de trabalhadores rurais, como denuncia a CPT de Xinguara. E ao se analisar o cenário, tudo indica que teremos muitas situações de conflitos. Ainda  maiis com o PSDB no poder. O partido foi o responsável pelo Massacre de Eldorado e tem vínculos com o setor agropecuário.  

0 comentários: