quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eleição: lula baixa hoje no Pará


Ana Júlia (PT) contrariou todas as pesquisas que davam como certa a vitória tucana no primeiro turno. A tese foi amplificada pelos principais grupos de comunicação do estado. Ana chegou ao segundo turno.

Agora temos uma outra eleição?

De que lado Jader vai sambar?

E na tentativa de amenizar a rejeição do eleitorado baixa hoje no Pará, o presidente da República, Lula. O presidente recordista em aprovação participa em comício em Ananindeua, região metropolitana de Belém, na Arterial 18. A cidade é administrada pelo filho de Jader.

O índice de rejeição da governadora é uma imensa pedra no caminho no projeto de reeleição de Ana Júlia. Nem o rosário de inúmeras obras federais conseguiu melhorar o índice do governo: eclusas de Tucuruí, asfaltamento de rodovias federais, projetos de hidrovias.

Ou mesmo algumas experiências de planejamento como a tentativa de descentralização de administração, com a criação de 12 macro-regiões; ou o festejado projeto de inclusão digital, o Navega Pará. ´

O que pegou na administração petista: a agenda negativa na imprensa local e nacional, o divórcio com o PMDB, as gestões limitadas nas secretarias de saúde e educação, uma relação tensa com a base na Assembléia?

O dia do pleito do segundo turno coincide com a proximidade de um feriado. A expectativa é uma pororoca de justificativa de votos.

Que a eleição encerre logo, posto a proximidade com o Século XIX na disputa pelo controle do país.

0 comentários: