quinta-feira, 15 de julho de 2010

MST Pará reflete sobre reforma agrária

J. Sobrinho/Marabá. Desocupação da fazenda Cabaceiras/1999.

E celebra 11 anos da histórica ocupação de área de fazenda da família Mutran em Marabá, que resoltou na criação do PA 26 de março

Falamansa é a atração principal da festa da Reforma Agrária do MST que encerra no dia 30 de julho, na Escola Carlos Marighela, no projeto de assentamento 26 de março, no município de Marabá, sudeste do Pará. O evento inicia no dia 27.


Conforme a coordenação do movimento, a celebração encerra dois anos de reflexão do MST no Pará. No período foram avaliadas as estratégias, alianças e a conjuntura da luta pela terra no estado. Na ocasião 80% das casas do projeto de assentamento serão entregues.


A efetivação do assentamento é um marco na luta pela terra na região. Trata-se da desapropriação da fazenda Cabaceiras, propriedade em nome da família Mutran. A família é considerada a principal expressão da oligarquia do século passado. A comemoração festeja ainda os 11 anos da ocupação da fazenda que resultou na criação do projeto de assentamento.


Um artigo publicado em 2006 no Laboratório de Políticas da Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janero (UERJ), e outros sites registra a luta pelas .terras dos castanhais. .

0 comentários: