segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VALE: Moradores da Vila Bom Jesus bloqueiam estrada de acesso à mina de cobre no sudeste do Pará

Ao contrário do noticiado, não foram operários da Vale que paralisaram as operações. Mas, os moradores da Vila Bom Jesus, no município de Canaã dos Carajás, que iniciaram na madrugada de hoje, 08, bloqueio da estrada de acesso à mina de cobre da mineradora Vale.
Os moradores exigem cumprimento firmado entre a mineradora, a prefeitura e a comunidade para a construção de obras de infra-estrutura. Como de praxe, a polícia já se encontra no local.
A Vale explora minas de ferro, ouro, manganês e cobre na região.

A geografia do extrativismo mineral no Pará envolve 11 municípios: Parauapebas (ferro e manganês), Barcarena (alumina, alumínio e cabos e vergalhões de alumínio), Oriximiná (bauxita), Ipixuna do Pará (caulim), Canaã dos Carajás (cobre), Breu Branco (silício metálico), Marabá (ferro-gusa e manganês), Capanema (calcário), Paragominas (bauxita), Itaituba (calcário) e Floresta do Araguaia (ferro).

Até 2012, mais quatro novos municípios - Juruti (bauxita), Ourilândia do Norte (níquel), São Félix do Xingu (níquel) e Curionópolis (cobre) - entrarão para esse seleto grupo, aumentando assim para 15 o total de municípios mineradores do estado. E, diz a lenda, existe muito mais por "descobrir".

0 comentários: