domingo, 20 de setembro de 2009

Alumínio na Amazônia: livro será lançado em São Luís e Barcarena


Depois de Belém, livro da rede Fórum Carajás, Alumínio na Amazônia: saúde do trabalhador, meio ambiente e movimento social será lançado em São Luís nesta segunda, 21, na sede do Sindicato dos Bancários, a partir das 18h, centro da cidade.

Já o lançamento no município de Barcarena, Pará, onde ficam as fábricas Albras e Alunorte controladas pelo grupo Vale, será no Espaço 5, na Vila dos Cabanos, no dia 24, a partir das 17h.

A publicação ilumina alguns aspectos sobre os passivos sociais originados das grandes empresas na Amazônia. O foco reside na saúde do trabalhador/a nas fábricas de alumínio do Pará, ALBRAS e ALUNORTE, sob o controle do grupo Vale; e da ALUMAR, empresa do grupo Alcoa, com sede no Maranhão.

A publicação pontua ainda aspectos ambientais, com registros de acidentes industriais e o embate das organizações dos trabalhadores/as em busca de direitos.

Em São Luís, entre os presentes estarão os seguintes autores e colaboradores do livro: Gilvandro Santa Brígida (Barcarena/PA), Reinaldo Damasceno (Belém/PA) e Marluze Pastor (São Luís/MA), entre outros.

Leia a entrevista de Manoel Paiva, um dos autores do livro ao site Amazônia

0 comentários: